Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Melissah
Por: Melissah, 21 de fevereiro de 2024

MEU MUNDO COLORIDO PELO AMOR AO CARNAVAL

Esta história contém:

MEU MUNDO COLORIDO PELO AMOR AO CARNAVAL

MEU MUNDO COLORIDO PELO AMOR AO CARNAVAL.

Meu pai sempre foi um homem apaixonado pelo carnaval, mais precisamente pelos desfiles das escolas de samba, ele era Portelense e no carnaval o programa preferido dele era ficar em casa ou se fôssemos viajar tinha que ser pra algum lugar onde ele pudesse assistir aos desfiles pela televisão. Quando criança eu não tinha a dimensão desse mundo mágico e rico que eram os desfiles, apenas achava bonito e muito colorido. Quando o carnavalesco Joãozinho Trinta começou a se destacar e fazer desfiles ricos e grandiosos ele passou a admirar também o trabalho dele.

Eu, só por volta da minha adolescência passei a prestar um pouco mais de atenção aos desfiles, mas não tinha o mesmo interesse que meu pai e minha vida seguia normalmente, porém eu sempre fui ligada às artes, fazia dança, gostava de ler e desenhar e foi o desenho que anos mais tarde, já adulta, me levou até o universo do carnaval. Um dia um amigo chegou na minha casa sabendo que eu desenhava e me perguntou se eu poderia fazer uns desenhos pra ele, já que na sua escola as pessoas não estavam conseguindo passar para o papel as suas ideias para as fantasias para o desfile daquele ano, o carnaval de 1998, ele me passou as referências e idéias e eu fiz os desenhos, ele ficou satisfeito. Ele levou e disse que voltava depois. No dia seguinte ele voltou, me pagou pelos desenhos e me pediu mais alguns desenhos e disse que a diretoria da escola tinha gostado muito dos desenhos, uma semana depois ele voltou e me perguntou se eu conseguiria tirar as fantasias do papel e eu disse que poderia tentar. E então, fui parar dentro do barracão da escola de samba UNIDOS DE SÃO DOMINGOS em Guarulhos/SP, e consegui fazer os moldes para o feitio da fantasia, até que pra mim não foi tão difícil já na escola eu era sempre a pessoa responsável pelos figurinos das atividades artísticas. Quando o presidente da escola viu a fantasia pronta, mandou me chamar e pediu...

Continuar leitura
Palavras-chave: arte, carnaval, escola de samba, amor, pai
Fechar

Logo carnaval 2024

Dados da imagem Um carnaval para homenagear duas mulheres pretas que a sua maneira tiveram papel importante na história: Rosa Maria Egípciaca e Rosa Parks

Período:
10/02/2024

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:

História:
MEU MUNDO COLORIDO PELO AMOR AO CARNAVAL

Palavras-chave:
rosas pretas, rosa maria egípciaca, rosa parks, século xviii e em meados dos anos 1960

Um carnaval para homenagear duas mulheres pretas que a sua maneira tiveram papel importante na história: Rosa Maria Egípciaca e Rosa Parks

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Carnaval Alvinegro
Vídeo Texto

Pedro Bandeira Junior

Carnaval Alvinegro
Uma referência gorda dentro do carnaval
Texto

Aldria Angélica Adiola Oliveira

Uma referência gorda dentro do carnaval
Sou Liberto
Vídeo Texto

Liberto Solano Trindade

Sou Liberto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.