Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Marina Gomes, 20 de maio de 2023

Meu Bisavô Joaquim Baptista Gomes

Esta história contém:

Meu Bisavô Joaquim Baptista Gomes

A História que vou contar é de meu bisavô JOAQUIM BAPTISTA GOMES.

Ele nasceu em Maria da Fé-MG em 28/10/1920 no bairro São João. Conheceu minha bisavó, Doralina de Souza muito cedo e casou-se com ela. Ela tinha 16 e ele 18 anos

Tiveram nesse casamento 6 filhos: Desoléia, Dulcineia, Dorileia, Doralice , Décio e Deltre.

Deltre Baptista Gomes um dos filhos é meu avô, pai do meu pai, Carlos Alberto Baptista Gomes.

Meu bisavô saiu de Maria da Fé e foi morar em Itajubá, cidade vizinha. Ele foi feirante muito tempo junto com minha bisavó e também tinha um bar, “Bar do Quim”, no bairro da Estiva onde moravam. Minha bisavó Dora era ótima cozinheira e quem fazia os deliciosos petiscos da época para serem vendidos no bar acompanhados de uma cerveja gelada pelos clientes.

Meu bisavô também trabalhou numa famosa torrefação de café de Itajubá chamada Café Floresta.

Ele era Protestante e membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Itajubá que também ajudou a construir.

Todos os seus filhos cresceram, casaram e vieram muitos netos. Eu sou filha de um dos netos dele, e meu pai tem ótimas recordações de meu bisavô. Passeios na Rural Azul (carro da época) que meu bisavô tinha, passeios na Chácara no bairro do Jurú, cavalgadas, lembranças do pomar da chácara e que ele era muito bom.

Já com uma certa idade, veio a falecer aos 76 anos em 1996. Ficaram as histórias que são contadas pelo meu pai, e pelos meus tios que carregam boas lembranças.

Meu nome é Marina Rodrigues Baptista Gomes, bisneta de Joaquim Baptista Gomes de quem conto essa breve história.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu sempre fui fanático por futebol
Vídeo Texto

Alan Libardi Baptista

Eu sempre fui fanático por futebol
Liberdade e amor
Vídeo Texto

Maria Aparecida Ferranti Baptista

Liberdade e amor
A Educação realiza sonhos
Texto

João Baptista Domingues

A Educação realiza sonhos
Nacional Kid
Vídeo Texto

Roberto Takaharu Oka

Nacional Kid

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.