Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jakeline
Por: Jakeline, 20 de abril de 2025

Menina traquina

Esta história contém:

Eu era apenas una criança de dez anos que morava numa cidade pequena em Santa Catarina. A cidade é Três Barras.

Eu, uma criança, que nunca tinha visto uma televisão, os livros que eu lia eram os da escola, o contato que eu tinha com outras pessoas era com os colegas da escola, com a professora, durante o período de aula e meus pais e irmãos.

Um certo dia, na saída da escola, eu e minha irmã, como sempre, fazíamos o caminho para casa, passando pelo pátio da estação de trem. Durante o percurso vimos um senhor obeso dormindo no banco traseiro de um carro branco. As portas estavam abertas e a chave do carro no banco do passageiro, na frente.

Quando passamos pelo carro, vi a chave, o homem estava roncando. O que eu fiz? Silenciosamente, pedi pra minha irmã ficar quietinha, peguei a chave do carro e saímos em desabalada carreira.

O homem ouviu o barulho da chave e saiu gritando atrás de nós e falando:

- devolva minha chave suas @@@*^&&&.

Corremos mais rápido, atravessamos um rio, próximo à estação, numa pinguela de madeira e eu joguei a chave no rio. O homem viu isso, ficou lá e continuou nos xingando.

Por muito tempo eu e minha irmã não podíamos ver um carro branco que nos escondíamos rapidamente. O nosso maior medo era a mãe descobrir o que fizemos. Iríamos apanhar até dizer chega.

A mãe nunca descobriu e nunca mais vimos o dono do carro.

Depois de alguns meses eu e minha família viemos pra São Paulo.

A mensagem que quero passar é:

Como aprendi essa traquinagem se eu não tinha televisão, só lia os livros da escola e tinha pouco contato com outras crianças?

É claro que me tornei uma pessoa honesta. Professora aposentada. Feliz. Mas...as crianças fazem coisas que ninguém imagina.

Isso aconteceu em 1972.

Palavras-chave: escola, educação, infância
Fechar

Céu azul

Dados da imagem Passeio na praia

Período:
09/01/2025

Local:
Brasil / Santa Catarina / Três Barras

Imagem de:

História:
Menina traquina

Crédito:
Jakeline Santana Alves Viana

Palavras-chave:
natureza

Passeio na praia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.