Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Como início de conversa (um intróito), registre-se que paulista-paulistano, nasci no bairro do Brás, aos 23 de julho de 1913, com a responsabilidade de responder por um nome previamente escolhido (desde que fosse do sexo masculino) pela criatura mais doce da família, minha saudosa vovózinha, mãe de minha também santa mãe.

Do tronco dos "Camargo", nascida em Atibaia, alí vizinha de Bragança, neste Estado de São Paulo. Ao contrário de seu extenso nome: Maria das Dores Oliveira Pires Ortiz de Camargo, era baixinha - teria mais ou menos um metro e meio - se minha lembrança fotográfica não falha. Católica praticante fervorosa, daquelas que batem no peito, persignando-se olhando para os altos, toda vez que seus ouvidos eram maculados por descréditos à Santa Igreja Católica.

Assimilando muito bem o que disse Jesus Cristo quando de seu Santo Sacrifício do Calvário, ao se dirigir ao também crucificado, o bom ladrão, ao seu lado, que vinha em sua defesa contra o mau ladrão Jestas, também um fora da lei que expiava alí na cruz a sua culpa "ainda hoje estarás comigo no paraíso".

Assim, sem que ninguém respeitável da família, contestasse o acerto do nome escolhido, passei eu, com todas as honras, a ser o Dimas. Felizmente ninguém lembrou-se de levar ao Cartório do Registro Civil, a alcunha de "o bom ladrão". Fico gelado quando penso que poderia ter havido alguém de prestígio na família, de ter levado ao Cartório do Registro Civil, a alcunha, ou o complemento do nome, de "o bom ladrão". Se isso houvesse acontecido, toda vez que meu nome fosse levado a registros, seria "Dimas-o-bom-ladrão"

Dessa forma, antes de nascer recebia a proteção do Santo Padroeiro, cuja santidade havia sido outorgada diretamente pelo filho de Deus Portanto tal proteção teria sido - por certo - a intenção de minha querida e saudosa vovózinha de me dar um padrinho forte e um eterno Anjo da Guarda: São Dimas

Devo, antes de mais nada, me penitenciar,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tecendo as linhas das memórias Mura
Vídeo Texto
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Mais conforto, mais saúde
Vídeo Texto

Bruno Gonsaga Carvalho

Mais conforto, mais saúde
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.