Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Memórias

Meu nome é Houri Isto mesmo, HOURI

Nome estranho? Mais estranha é a história que este nome carrega

Meus pais moravam em Kasab, na Síria, pequena cidade montanhosa de pouca infra-estrutura na época.

Na ocasião do meu nascimento, Dona Marie, minha mãe, foi para Beirute, no Líbano, para que eu nascesse num hospital e meu pai, Senhor Agob, permaneceu trabalhando na Síria. Devo esclarecer que eu, a filha mais velha, fui a única dos quatro filhos que nasceu num hospital.

Ao nascer, minha mãe, para manter a tradição armênia, resolveu que eu teria o nome da minha avó paterna, Gulem. Mas minha tia paterna fez objeção, pois achou o nome antigo e sugeriu, então, o nome de uma famosa cantora da época: Houri, raro nome até na comunidade armênia. Assim fui registrada.

Depois de um mês, retornamos para a Síria. Meu avô ficou bravo e insistiu que me chamassem de Gulem, nome de sua falecida esposa, minha avó; e assim foi...

Aos meus seis anos de idade, a família mudou-se para o Brasil. Foram vinte e um dias num navio. Ao chegarmos, fui matriculada na Escola Armênia, com o nome Gulem, e fui chamada assim até a quarta série do “primário”. Nessa época não havia a tradução de certidão de nascimento. O nome Houri jamais foi citado para mim.

Meu nome mudou na matrícula do exame de admissão para a quinta série, quando minha mãe, com o seu português deficiente, levou uma amiga que, ao ver aquele nome estranho na certidão, já traduzida, deu-se conta de que a documentação da Escola Armênia deveria ser refeita para que o meu diploma saísse com o nome correto. Foram correndo para a Escola e deu tempo

Foi assim que, aos onze anos, descobri que o meu verdadeiro nome era Houri. Trocar de nome na adolescência me fez chorar e sentir raiva Hoje, amo o meu nome e recentemente descobri, no Dicionário Etimológico, o seu significado. Leia, por curiosidade

do Fr. houri < Ar. haura

s.f.

cada uma das mulheres extremamente belas que, segundo o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tecendo as linhas das memórias Mura
Vídeo Texto
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Mais conforto, mais saúde
Vídeo Texto

Bruno Gonsaga Carvalho

Mais conforto, mais saúde
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.