Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 2 de março de 2007

Marilu Pia Lummertz Oleinski

Esta história contém:

Marilu Pia Lummertz Oleinski

Vídeo

Marilu Pia Lummertz Oleinski. Eu nasci em Canoas em 24 de outubro de 1976. Eu iniciei minha formação acadêmica com publicidade e propaganda. No decorrer do curso, me envolvi bastante com a área da arte. Já tinha um histórico de infância nessa área e comecei a perceber que a arte era um instrumento que poderia possibilitar a transformação social. Me aproximei do curso de Serviço Social, fui fazendo em paralelo ao curso de Publicidade e Propaganda e descobri, no final do curso, que eu era mais assistente social do que publicitária. Então, resolvi unir essas duas formações trabalhando na área social mesmo, direcionando o conhecimento da publicidade, unindo o serviço social e utilizando a arte como instrumento de transformação. Depois fiz uma especialização em Gestão da Responsabilidade Social que surgiu a partir da minha inserção como gestora na área social. O Centro Refap cidadão é uma parceria da Refinaria Alberto Pasqualini com a ACM, a Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul. Eu tenho uma história na ACM desde quando era estagiária. Quando surgiu a parceria solidificada com a Refinaria, nós fomos convidados a desenvolver esse projeto “Refap Cidadão”. Eu fui a pessoa indicada pela ACM para coordenar esse projeto aqui na área da Refinaria. Isso foi no ano de 2005. Nós iniciamos o projeto aplicando uma pesquisa de perfil sócio-econômico na comunidade mais próxima da Refinaria, em uma comunidade aqui do seu entorno: a comunidade Navegantes do Município de Esteio. Com essa pesquisa, nós fomos identificando o perfil dessa comunidade e as suas necessidades, além da vulnerabilidade social. A pesquisa apontou várias expressões, desde a violência à precariedade do trabalho e crianças fora da escola. Uma série de informações foram levantadas. A vulnerabilidade dessa comunidade está direcionada pela precariedade do trabalho, que na verdade é uma realidade nacional, e tem muito a questão das crianças...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A dificuldade é o reconhecimento.
Vídeo Texto

Leandro Coutinho da Graça

A dificuldade é o reconhecimento.
O legado da liderança
Vídeo Texto

Eudimar dos Santos Viana

O legado da liderança
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Minha vida na Juréia - Sustentabilidade em pauta
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.