Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 5 de junho de 2008

Planejamento do refino.

Esta história contém:

Planejamento do refino.

Vídeo

Maria Regina Rezende Oddone, nasci no Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro de 1956.

Ingressei na Petrobras em janeiro de 1980 e depois fui fazer um ano e dois meses de curso de engenharia de processamento, junto com o último ano da Faculdade de Engenharia Química da UFRJ. Nessa época, tinha um ano de estágio obrigatório em uma refinaria, que eu fiz na Reduc, e depois fui para o Centro de Pesquisas, o Cenpes.

Eu fiquei 22 anos no Cenpes, na área de hidrorefino, que estava no início. Hidrorefino é hidrogênio para melhorar a qualidade dos produtos de um modo geral. Nos hidrocarbonetos, a relação carbono-hidrogênio é uma coisa importante, pois quanto mais hidrogênio, mais puro está o hidrocarboneto. A gasolina e o diesel, conforme melhoram de qualidade, precisam ser hidrodratados, quer dizer, precisa incorporar hidrogênio e melhorar a qualidade deles. Foi nessa área que eu trabalhei durante 22 anos. Eu saí de lá há três anos e fui para a Sede da Companhia fazer parte dessa gerência em que estou agora, que é a Gerência de óleos ultrapesados.

Essa gerência nova é um desafio dos óleos que têm sido descobertos pela Petrobras, óleos mais pesados. Quando a gente fala pesado, tem uma propriedade que é a densidade, que mede quão pesado é o óleo e como o refino vai se adequar a esses óleos que estão sendo descobertos pela Exploração e Produção. A minha atividade é de coordenação de várias atividades, mas não sou gerente. O meu gerente é o Mauro Bria.

A atividade é justamente o desafio de adequar o parque de refino para esses óleos que a Petrobras está descobrindo, que são óleos mais pesados. Existem, na verdade, três problemas básicos nos óleos – quando eu falo óleos, são petróleos. Eles têm um rendimento elevado de produtos pesados, como resíduo de vácuo, que vai gerar o óleo combustível, e a demanda de óleo combustível está caindo, então não nos interessa produzir óleo combustível. Ao mesmo...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.