Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Maria, amar

Esta história contém:

Maria Silva, 52, deixa muito claro que já passou de tudo em sua vida. Expulsa da casa de seus pais ainda menina, pois não queria casar e sim estudar, ela se refugiou na casa de uma amiga da família, aonde foi molestada e teve que se casar ainda bem jovem. Ela engravidou e se viu presa àquela situação, por diversas vezes tentou tirar sua vida, naquele processo de amargura. Era constantemente agredida e humilhada, não só pelo então marido, mas também pela família dele. Eliana, então, espera dar à luz a criança e foge em busca de refúgio na cidade grande, para trabalhar como doméstica. Porém, ninguém queria hospedar em sua casa uma mulher ainda em período de puerpério e muito menos com uma criança. Desesperada, começou a chorar e então sentou em um banco de uma praça onde comoveu uma senhora de classe média, a qual ia passando no local. Aquela senhora, pediu para Eliana contar sua história e, então, se propôs a ajudá-la em troca de seus serviços. Começou a trabalhar na casa e a cuidar dos filhos dessa senhora, adorava criar receitas ou tentar pratos exóticos e planejados, Eliana tinha amor por tudo que envolvesse gastronomia, pedia para o filho da patroa ler para ela as receitas e as executava. Com isso, despertou o olhar cuidadoso dessa senhora que lhe propôs que ela terminasse seus estudos. A jovem, então, estudou, se formou e começou um curso técnico em gastronomia. Conheceu um moço de boa família pelo qual se apaixonou. Viajaram para fora do país por um mês em busca de mais conhecimentos, porém, teve que retornar para seu trabalho e sua filha. Engravidou desse rapaz, e ele assumiu muito feliz a paternidade, porém, em uma fatalidade do destino ele veio a óbito, assim que a criança nasceu, e o pior de tudo é que ela descobriu que ele já era casado e não pode, naquela época, dar o nome do pai à filha. A jovem, então, teve que recomeçar juntamente com suas filhas em uma outra cidade, pois a esposa do rapaz...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma super mulher
Texto

Maria de Fátima Correia Lima

Uma super mulher
Biografia de uma mulher exemplar
Texto

Rosemeire Lucas de Lima

Biografia de uma mulher exemplar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.