Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Por Valéria Balbi

São Paulo, Nov/2005

Making in...

Guga é franco, direto. Sua voz grave às vezes intimida. É uma pessoa que transmite segurança, auto-confiança. Não é muito dado a convenções. Desde adolescente, adotou um estilo meio James Dean, o jeans e o tênis como traje oficial. Gravata, só em ocasiões solenes... e olhe lá Assim munido de total informalidade, vai a qualquer lugar. Nutre algumas paixões antigas, como o cinema, Frank Sinatra, whisky, Nova York, basquete, futebol – esportes em geral. Outras vêm e vão, como a culinária – vale registrar que é um exímio cozinheiro

Pai de seis filhos, declara com carinho que foi a caçula quem lhe trouxe a oportunidade de viver plenamente a paternidade. “Luíza nasceu quando eu já tinha 54 anos. Uma fase da vida em que não estava mais correndo tanto quanto na época do nascimento dos outros. A princípio, me assustou a idéia de ser pai novamente... Mas o nascimento dela me estimulou, ela é hoje o centro da minha vida. Não assumo nenhum tipo de compromisso que me afaste dela mais do que o estritamente necessário.”

O cinema acompanha Guga desde a infância. Aos nove anos, trocou sua bicicleta por um projetor. Aprendeu, assim, a ver o mundo através de sua própria lente. Criativo, descobriu um jeito de fazer o que gostava. Ainda garoto, começou a trabalhar na publicidade com nomes hoje consagrados. Ele brinca, dizendo que fugiu da escola, mas, dono de uma memória invejável, lembra-se de coisas que tornam difícil acreditar nisso. Jogar máster (jogo de perguntas sobre assuntos diversos) com ele é covardia Nunca o vi perder uma partida. Além disso é uma verdadeira enciclopédia cinematográfica. É bem comum receber telefonemas de amigos e parentes perguntando sobre dados como nomes de diretores e atores e datas de filmes.

Nossa primeira conversa intencionalmente sobre sua história de vida ocorreu em casa. No meio de tantos objetos que fazem parte de nossa vida, corri os olhos...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

Período:
Ano 2004

Imagem de:
Carlos Augusto Oliveira

História:
Luzes, câmera... Ação

Tipo:
Fotografia

personagem: Guga
historia: Tirada por Valéria para ilustrar matéria do jornal da UniFIAMFAAM

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida dedicada à sociedade
Texto

Almir Paraca Cristovão Cardoso

Uma vida dedicada à sociedade
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Da memória nasce a luta
Vídeo Texto
Ganhar a Copa do Mundo não muda o Brasil
Vídeo Texto

Raí Souza Vieira de Oliveira

Ganhar a Copa do Mundo não muda o Brasil
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.