Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 11 de setembro de 2008

Luís Antonio de Carvalho Vargas

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Luís Antonio de Carvalho Vargas. Sou natural de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, nasci em primeiro de junho de 1951.

FAMÍLIA / PAIS

Meu pai é Ricardo da Rocha Vargas, gaúcho de Passo Fundo, e minha mãe é Maria Lilá Nogueira de Carvalho Vargas, natural de São Luís do Maranhão. Meu pai, além de cirurgião-dentista, era militar e foi transferido para São Luís do Maranhão. Lá conheceu minha mãe e se casaram. Foram para o Rio Grande do Sul, ele foi transferido para Bento Gonçalves em 1948. Em 1950, ele foi para Cachoeira do Sul. Em 1951, eu nasci e, em 1954, nasceu minha irmã. Em 1958, ele foi transferido de novo e a família Vargas veio para o Rio de Janeiro. Meu pai falava que o Getúlio Vargas era um parente afastado da família, a família do Getúlio é de São Borja, a do meu pai era de Passo Fundo. Mas, Vargas gaúcho, se você procurar na árvore genealógica vai encontrar alguma ligação.

INFÂNCIA

Eu nasci em Cachoeira do Sul, em 1951, e fiquei lá até 1958. Vim para o Rio com sete anos de idade. Tenho uma vaga lembrança da casa em que morava e de uma brincadeira na rua, o futebol que eu jogava com alguns amigos. Eu voltei lá depois, em 1982, fui à Rua Moron, onde nasci, o número da casa é 1140; cheguei lá em um sábado, olhei a rua, a casa, e bati na porta, ninguém atendeu. Tinha um barzinho na esquina, as pessoas já olhando: “Quem é esse cara que chegou num carro aqui?” Eu me identifiquei, disse “bom dia” ou “boa tarde”, “nasci aqui e queria saber se tem alguém em casa”. E um cara disse: “Tem um casal que mora aí, mas não está, foi passar o final de semana fora.” “Tudo bem, amigo, eu nasci aqui em 1951, morei até 1958, muito obrigado, até logo.” A casa estava lá ainda. Quando você sai de uma cidade com sete anos de idade... Por exemplo, tinha um prédio que eu fui visitar, chamava-se Clube Comercial de Cachoeira do Sul, que para mim era enorme, era um prédio de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.