Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Anônimo, 11 de abril de 2018

Laranjeira, minha vida

Esta história contém:

Laranjeira, minha vida

Eu nasci em uma pequena cidade do interior da Bahia, mais precisamente em Serrinha, mas a minha criação se deu em um pequeno povoado de nome Retiro.

O Retiro era composto por muitas propriedades denominadas roças, mas possuía uma espécie de ponto central, onde havia uma igreja, algumas vendas de gêneros alimentícios como; farinha, feijão, carne seca, rapadura, bolachas, pães e coisas do tipo e ainda forneciam fumo de rolo e querosene para acendermos os candeeiros que iluminavam as nossas casas, além claro de possuir algumas poucas casas ao seu redor.

Meus avós paternos moravam na Laranjeira, nome dado a sua propriedade Na verdade, eram duas Laranjeiras, a nova e a velha, esta última, era a que morávamos, uma casa muito velha com uma enorme sala vazia de mobília e uma cozinha contendo um fogão de lenha que ficava abaixo da pequena janela lateral, que dava vistas para um mato sem fim.

As paredes da cozinha eram todas pretas, mas não por causa de tinta e sim, pelo resultado de anos de fumaça e fuligem do carvão produzido pelo fogo na lenha do cozinhar de tantos anos.

A velha porta de madeira que dava para o quintal, raramente era aberta pois havia um capim de uma altura tão imensa, que as cobras por lá costumavam ser frequentes.

A minha mãe costumava dizer que meu pai sempre respondia que haviam alguns bois fazendo o trabalho da limpeza do mato,em resposta a ela, quando a mesma reclamava da invasão do mato.

Nunca disse que ele era um tanto preguiçoso, pelo contrário, aceitava e creio que deva ter tido lá seus motivos para tal aceitação Na cozinha tinha uma mesa velha de madeira muito forte e acompanhava-lhe, dois tamboretes, que de tão velhos e frouxos, beliscavam minhas pequenas e gordas coxas de criança.

Não havia na casa, ninguém que os tamboretes não houvesse um dia dado um beliscãozinho.

Ás vezes, na minha imaginação de criança, acreditava que eles se divertiam com isto e ficavam esperando o próximo a se sentar.

Haviam...

Continuar leitura
Fechar

Laranjeira, minha vida

Dados da imagem A igreja e o cruzeiro, local onde fui batizada e também todo o povoado do  Retiro, onde aconteciam casamentos e todo tipo de celebração no povoado

Local:
Brasil / Bahia / Serrinha

Imagem de:
Anônimo

História:
Laranjeira, minha vida

Crédito:
google

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
saudade

A igreja e o cruzeiro, local onde fui batizada e também todo o povoado do Retiro, onde aconteciam casamentos e todo tipo de celebração no povoado

Laranjeira, minha vida

Dados da imagem Laranjeira, minha vida

Imagem de:
Anônimo

História:
Laranjeira, minha vida

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
emoções, vivências

Laranjeira, minha vida

Dados da imagem Laranjeira, minha vida

Imagem de:
Anônimo

História:
Laranjeira, minha vida

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Do chão de fábrica à política
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.