Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 13 de janeiro de 2005

José Roberto Ferreira Moreira

Esta história contém:

José Roberto Ferreira Moreira

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Roberto Ferreira Moreira. Nasci em Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro de 1958. FAMÍLIA O nome dos meus pais é Jean Maibon Moreira e Adelaide Ferreira Moreira. Meu pai era gerente do Banco do Brasil. Ele está aposentado a cerca de 30 anos. Minha mãe não tinha profissão, trabalhava como dona de casa. Tenho dois irmãos. INFÂNCIA A minha infância foi bem tranqüila, no interior, numa cidade pequena. A minha escola era do outro lado da rua. As crianças brincavam na rua. Tínhamos toda liberdade. É bem diferente de hoje em dia. Eu andava de bicicleta, soltava pipa. Passei a infância em Barra Mansa. Eu morava inicialmente num sítio pequeno, com bichos, carneiros, cachorros e cavalos. E, aos cinco anos, me mudei para a cidade de Barra Mansa que, para os padrões de hoje, também é uma chácara Foi uma infância bem rural. JUVENTUDE Morei em Barra Mansa até os 15 anos. Em seguida, passei um ano em Curitiba, quando meu pai foi transferido. Depois, voltei para Barra Mansa. Na época do vestibular, fui para o Rio, onde moro desde então. Curitiba é, como dizem, um outro país. Foi uma experiência interessante. É uma cidade mais, digamos, civilizada. Lá, eu tinha mais oportunidades de esportes. Pude praticar natação, tênis e outros esportes que não tinham em Barra Mansa. Foi muito marcante. Depois de um ano, eu e minha família voltamos para Barra Mansa. Fiquei lá por mais um ano e depois fui para o Rio de Janeiro fazer o cursinho de pré-vestibular. ENSINO SUPERIOR / IME Fiz vestibular para Engenharia Elétrica no IME – Instituto Militar de Engenharia. Na época, só o Rio tinha um cursinho especial para esta prova de vestibular. Escolhi Engenharia por vocação. Não tive muita dificuldade. Foi um caminho natural. Não tinha outra coisa que eu me imaginasse fazendo. Na verdade, não sei quando descobri essa vocação. Não teve, assim,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Pensando o social fora da caixa
Texto
O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Silvia Helena Perche Bassi

O surgimento da internet no Brasil
Uma vida, um banco e uma história
Texto

Cleonice Rodrigues Fernandes dos Reis

Uma vida, um banco e uma história
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.