Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 13 de janeiro de 2005

José Miranda Formigli Filho

Esta história contém:

José Miranda Formigli Filho

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Miranda Formigli Filho, nasci aqui no Rio de Janeiro, em 30 de março de 1960. FAMÍLIA Meu pai se chamava José Miranda Formigli e minha mãe Arlena Maria Pires Formigli, sendo que o meu pai já é falecido e minha mãe é viva. Os nomes dos avós paternos são Luiz Formigli e Orminda Miranda Formigli e dos avós maternos Artur Rocha Pires e Helena Burgos Soares. Meu avô por parte de pai era filho de italianos, ou seja, meu bisavô e bisavó, pais dele, vieram da Itália, Florença. Ele foi Cônsul, se não me engano, em Pernambuco. Nesse período, o meu avô conheceu minha avó, na Bahia, no interior, se casaram e tiveram vários filhos, sendo que o caçula foi meu pai. E a minha avó morreu praticamente de parto, poucos dias depois do meu pai ter nascido. Meu pai foi sempre criado por pais de criação, a irmã da mãe dele, a tia e o tio, porque apesar do pai ter ficado vivo, ele não tinha muita infra-estrutura para cuidar de tantos filhos que eles tinham, cada um foi sendo criado por uma parte da família. Depois também meu pai ficou órfão do pai cedo, relativamente, com sete anos, eles se mudaram para uma cidade um pouquinho maior, lá ainda no interior da Bahia, um lugar chamado São Félix, que foi a primeira vez onde ele chegou a conhecer a minha mãe tempos depois. Bem, isso é pelo lado do pai. Pelo lado da mãe, meu avô paterno, ele era um comerciante de razoável sucesso no interior da Bahia, no recôncavo baiano, nessa cidade de São Félix, foi casado com a minha avó, Helena, ela também faleceu relativamente cedo, em termos de idade da minha mãe, ela era bem nova ainda e também estudou em colégio interno. Na verdade os meus pais voltaram a se encontrar, apesar de terem se conhecido muito tempo antes lá nessa cidade São Félix, eles vieram a se encontrar de novo quando minha mãe veio ser professora no Instituto Benjamin Constant de cegos. Ficando aqui, eles acabaram namorando,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.