Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de março de 2007

A autossuficiência está no mar.

Esta história contém:

A autossuficiência está no mar.

Vídeo

José Ignácio Fonseca, nascido em três de julho de 1930 em Três Corações, Minas Gerais.

A minha formação básica é de engenheiro civil, de minas e metalurgia, formado pela Escola de Ouro Preto. Na época, eram três cursos simultâneos. Depois, eu me formei também em Geologia, pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Eu entrei na Petrobras tão logo concluí o meu curso em Ouro Preto. Eu terminei em dezembro de 1955 e entrei em fevereiro de 1956. Ainda no quinto ano da Escola, nós recebemos uma visita do Senhor Nagel – ele era um dos gerentes do Walter Link – e mais duas pessoas, um era o Senhor Frederico Lange, tentando angariar alunos de Ouro Preto. Todos que quisessem entrar teriam lugar na Petrobras. Na época, as turmas de Ouro Preto eram muito pequenas. A minha turma era a maior até então, eram 24 alunos apenas. Então, nós todos fomos convidados para ingressar na Petrobras no quinto ano da Escola.

Eles se comprometeram, por escrito, que aqueles que se dessem bem na Petrobras num período de dois anos, eles mandariam fazer um curso de especialização nos Estados Unidos. Mandaram isso por escrito para Ouro Preto, tal era a dificuldade de encontrar pessoas de nível de engenharia, mas com conhecimentos de geologia. Naquela época não existia escola de geologia. Ouro Preto era a única escola que tinha um currículo bastante pesado em geologia. Essa era a razão porque nós fomos convidados.

Eu ingressei na área de exploração no Rio de Janeiro. Imediatamente, eles me mandaram para o sul do Maranhão, em fevereiro de 1956. Eu me formei em 1955, no fim de ano. Dois meses depois, estava aqui. Então, fui designado para acompanhar um poço no sul do Maranhão, na cidade de Balsas, onde eu fui assistente do doutor Carlos Walter Marinho Campos, que também foi meu colega em Ouro Preto – ele foi diretor da Petrobras e é falecido hoje. Então, fui ser assistente dele. Ficamos lá uns três ou quatro meses e ele foi designado...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.