Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de fevereiro de 2005

José Gonzaga da Silva

Esta história contém:

José Gonzaga da Silva

Vídeo

Meu nome é José Gonzaga da Silva. Nasci em Grossos, no Rio Grande do Norte, no dia 25 de maio de 1958.

Hotel Thermas Mossoró Meu primeiro emprego foi no Hotel Thermas Mossoró. Morava na Casa do Estudante e soube que estavam inaugurando um hotel em Mossoró e que iriam contratar pessoas. Em 1979, estava terminando o Técnico em Administração e resolvi buscar emprego com um colega. Era época de campanha política e, para poder conseguir esse emprego, era comum buscar indicação de algum político. Eu e esse colega achávamos que éramos capazes de conseguir esse emprego por conta própria e assim fizemos. Entramos na primeira turma contratada pelo Hotel. Fomos chamados para trabalhar no Setor de Restaurante e Bar. O Hotel não queria que as pessoas tivessem experiência e resolveram contratar-nos antes da inauguração do hotel para nos treinar. Com isso, permitiu que acompanhássemos o fato, hoje histórico, do surgimento do petróleo em Mossoró, na Bacia Potiguar. Poço de Petróleo no Hotel Thermas Mossoró O Hotel foi planejado para explorar as águas termais e, para isso, furaram um poço. A CPRN [Coordenadoria de Proteção aos Recursos Naturais] foi contratada pelo Governo do Estado, que era proprietário do Hotel, para perfurar esse poço. Quando fui trabalhar no Hotel, ele ainda estava em construção e esse poço estava sendo perfurado. Sua inauguração seria em setembro. Por volta de julho e agosto, a perfuração desse poço estava em pleno andamento. Quando terminaram o poço e o colocaram para produzir, um lago que havia lá, começou a ter óleo. O pessoal achava que aquele óleo era proveniente da sonda e achava que bastava limpá-lo. O dia da inauguração do Hotel se aproximou e surgiu uma pressão para que o poço fosse liberado. Falaram que o poço estava limpo e que podiam instalar as piscinas. Alinhamos o poço para a piscina no final de tarde para que ela pudesse passar a noite enchendo. No outro dia, as piscinas estavam cheias...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.