Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 21 de agosto de 2009

João de Lima Veloso Filho

Esta história contém:

João de Lima Veloso Filho

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é João de Lima Veloso Filho, nasci no Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1964. FAMÍLIA Meu pai é João de Lima Veloso e a minha mãe é Maria Madalena de Lima, são portugueses. Eu sou da primeira geração da família do Brasil. Acho que foi uma coisa natural da época [a imigração dos pais]: a vinda de vários portugueses para o Brasil para tentar a vida, porque a situação lá não estava muito boa. Meu pai veio para o Brasil e depois se casou por procuração com a minha mãe, que veio depois. Foi no final da década de 50. Eles já namoravam lá. Sou o primeiro filho, primeiro e único Nasci no Rio de Janeiro, em Botafogo e morava em Botafogo até me casar. Depois eu me mudei para Niterói. Meu pai era marceneiro, tinha uma fábrica de móveis em Botafogo, e a minha mãe é a mãe do lar. INFÂNCIA Era muito legal, ainda dava para jogar bola na rua, andar pelas ruas com mais tranqüilidade. Vivia na praia, como qualquer criança da Zona Sul do Rio, foi uma época muito boa, vários amigos na região Vários permanecem ainda hoje. Alguns até trabalham na Petrobras. (risos) Eu gostava de estar com as pessoas. Gostava muito de ir para a praia, jogar vôlei, pegar onda, as coisas de quem mora perto de praia mesmo. Não cheguei a ser surfista, mas pegava onda de peito e gostava de jogar futebol de areia, vôlei de praia. Estudei em Botafogo, a escola era ao lado da maternidade onde nasci, que hoje já não existe mais. O segundo grau eu fiz em Copacabana. Morávamos em apartamento, um apartamento pequeno, quarto e sala, de acordo com as condições financeiras da família, mas nunca faltou nada que precisasse. ESCOLA Estudei no Colégio Municipal Francisco Alves, que fica em Botafogo mesmo, perto da Rua da Passagem. Foi um primeiro grau normal, colégio público, não teve grandes desafios, nem coisa muito diferente de qualquer escola comum. Eu até era um bom aluno, mas tinha um problema:...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Carlos Sant' Anna
Vídeo Texto

Carlos Sant' Anna

Carlos Sant' Anna
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.