Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jaime Fernandes Eiras
Por: Museu da Pessoa, 3 de julho de 2003

Jaime Fernandes Eiras

Esta história contém:

Jaime Fernandes Eiras

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Jaime Fernandes Eiras. Nasci em Belém do Pará, em 8 de março de 1949. INGRESSO NA PETROBRAS Quando eu estava cursando geologia, na Universidade Federal do Pará, alguns professores eram do quadro da Petrobras. Através deles, passei a tomar conhecimento, de como era feito o trabalho, de pesquisa de petróleo e me interessei por esse tema. Quando concluí o curso, prestei concurso para a Petrobras. Fui aprovado e comecei a trabalhar, em março de 1976. Foi meu primeiro emprego, na Petrobras. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Comecei na Empresa, viajando para as sondas e plataformas. Fazendo o acompanhamento geológico dos poços, que é a fase de treinamento, de quem começa na Petrobras, mesmo que não continue nesta atividade depois. A pessoa passa por essa atividade de treinamento, acompanhando a perfuração dos poços. Depois de 3 anos, passei para a interpretação de dados de bacia, a interpretação de bacias sedimentares, onde eu trabalhei até 2001, quando me aposentei. UNIDADE - UN-BSOL Destaco mais a dificuldade de você trabalhar aqui, na Amazônia, enfrentando todos obstáculos como a floresta, áreas remotas, longe dos grandes centros. É um trabalho de desafio e o interessante, é que ele nos atrai exatamente por isso. Viajei muito para as plataformas, na costa do Amapá. Também eram trabalhos arriscados. Às vezes, chegávamos a viajar 2 horas de helicóptero, até chegar à plataforma, que ficava mais de 200 quilômetros, costa afora. Era excitante e, ao mesmo tempo, tinha a preocupação de que não ocorresse nenhum acidente, durante essa movimentação. Como se falava, que seria a chegada e a saída para a plataforma. Aqui na floresta, a mesma coisa. A exuberância da floresta atrai, mas ao mesmo tempo é difícil. Hoje, muito mais do que no passado, há a preocupação com o meio ambiente. Há uma frase de um dramaturgo francês, Pierre Cormeier, que diz: “a vitória sem perigo é a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.