Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Menina humilde, com quatro irmãos, sendo uma menina e três meninos, Maria Irene Martins, nasceu em Tapes, em 1º de abril de 1951. Quando criança sem tanta tecnologia, brincava de jogar botão, pular corda e sapata. Passava um perregue nas mãos dos irmãos que tinham praticamente a mesma faixa etária. Seus pais sempre foram rígidos na educação dos filhos até completarem 15 a 16 anos, não saíam sozinhos, pois os pais levavam e buscavam nos passeios e na escola. Nunca foi maltratada, mas, quando nova, sofria repressão do pai e não podia reclamar. Para sair em shows, realizados pela rádio Farroupilha em Porto Alegre, tinha que ter muito papo para convencer seu pai a deixá-la ir e assim mesmo ele a acompanhava. Maria Irene estudou até a 7ª série ginasial, mais tarde concluiu seus estudos na EJA da Escola Amadeu Bolognesi. Aos 18 anos começou a trabalhar com carteira assinada. Seu primeiro emprego foi como cobradora de ônibus e nesta época morava ao lado da empresa que situava-se na Vila Nova, aqui em Guaíba, lugar onde morou por três anos e meio. De lá foi morar na Restinga, exercendo a mesma profissão. Sempre teve facilidade para fazer amizades. Na adolescência teve uma amiga que se chamava Maria Eduarda. Casada há 30 anos, com Gibrail de Souza, tem 5 filhos e 9 netos. O primeiro neto foi de seu filho mais velho, Alexandre. Mora em Guaíba há dez anos e no bairro Moradas da Colina há 9 anos. Acha que foi boa mãe, pois procurou não ser tão rígida com seus filhos, como seu pai havia sido. Procurou educá-los com diálogo e conselhos, fazendo o que achava certo e ajudando a criar os netos.

MENSAGEM PARA A TURMA “Fazer o que achamos certo para nós: estudar, estudar sempre, pois só assim seremos pessoas do bem e felizes.”

Fechar

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Maria Irene Martins

História:
Irene, uma mulher batalhadora

Tipo:
Fotografia

personagem: Professaora Nara e Dona Maria Irene
historia: Um agradecimento especial

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Maria Irene Martins

História:
Irene, uma mulher batalhadora

Tipo:
Fotografia

personagem: Turma com a professora e a entrevistada
historia: Registrando o final da entrevista

desenho 2

Dados da imagem historia: Na sala de aula<br>

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Maria Irene Martins

História:
Irene, uma mulher batalhadora

Tipo:
Ilustração

historia: Na sala de aula

desenho 3

Dados da imagem historia: Atenção na entrevista<br>

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Maria Irene Martins

História:
Irene, uma mulher batalhadora

Tipo:
Ilustração

historia: Atenção na entrevista

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.