Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O Sr. Jacir Manoel Faustino, nasceu no Balneário Shangri-lá, Município de Pontal do Paraná, tem 78 anos, sempre trabalhou como pescador, nos contou que quando criança adorava brincar com uma canoa de madeira que seu pai fez.

A escola que estudava era uma casa de madeira pequena, seu professor se chamava Antoninho, lembrou dele com muito carinho e nos mostrou um livro que já estavam com suas folhas amareladas, que ganhou de seu professor na época que estudava e que guarda até hoje.

Seu Jacir nos contou que quando foi se casar, ele e sua noiva foram até Paranaguá de canoa, pois aqui naquela época era o único transporte que existia, casou com Maria e teve dois filhos Jairo e Cleuza, lembrou também com carinho que antigamente o povo aqui sempre foi muito unido.

Contou também sobre as lendas de Pontal, histórias do Boitatá o “pai do mato”, que seu pai avisava que não podia passear pela mata, nem colher flores ao meio-dia que o Boitatá aparecia e assustava as pessoas nesse horário.

Os seus brinquedos eram feitos pelo seu pai, pois não tinham dinheiro para comprar, ele tinha um amigo com muitos brinquedos lindos e comprados na loja, mas o amigo queria trocar todos esses brinquedos pelo carrinho de madeira dele que o pai havia confeccionado, sua irmã não deixou porque seu pai ficaria bravo.

Disse também que sua escola era pequena com telhado de palha, uma sala só, todos estudavam juntos e a professora batia com régua em suas mãos, falou que quando chovia alagava tudo e tinham que andar de canoa, podiam pegar os peixes com as mãos, pois tinha muito peixe. Para guardar os peixes secavam no varal no sol e iam pra Paranaguá de canoa vender os peixes.

As crianças adoraram as histórias contadas pelo seu Jacir do passado, pois falaram que nunca tinham ouvido histórias assim na vida deles, essas histórias, lendas incentivaram a brigar e não matar e serem...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Educação e sorriso
Vídeo Texto

Valda Rodrigues de Souza

Educação e sorriso
Na espiral da história
Vídeo Texto

Rogério Pereira da Silva

Na espiral da história
Edwiges, marisqueira com muito orgulho
Vídeo Texto

Edwiges da Silva Pereira

Edwiges, marisqueira com muito orgulho
LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!
Texto

LIGIA MEN SILVA

LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.