Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Histórias de gente, história de um lugar

Esta história contém:

Gostaria de utilizar este museu pessoal para contar a história de uma cidadezinha chamada Iperó, mas através de uma outra "fenda": a da minha história e da história de meus amigos e não-amigos.

Numa cidade do interior feito Iperó, as histórias das pessoas são bastante unidas, e através delas podemos tecer uma grande colcha, que seria a história da própria comunidade. Então farei duas coisas: contarei a história de amigos e, ao final deste processo, terei a história sócio-cultural de Iperó. Porque foi exatamente este aspecto que se perdeu na podridão do processo político pelo qual estamos passando há aproximadamente 20 anos.

Toda comunidade e todo povo deve manter sua memória e sua cultura (entendendo como cultura, aqui, exatamente a produção de costumes, de arte, etc). Iperó tem uma história cultural bastante interessante, assim como qualquer povoação do mundo, dado que o homem é um animal de grande complexidade.

Nasci na cidade de Boituva, como a grande maioria da minha geração (os mais velhos nasciam em Iperó mesmo, de parteira). Sou de origem italiana, como vários da cidade, embora a cor da pele não sugira isso. Sou filho de funcionário público e de dona de casa polivalente. Estudei História na cidade de Sorocaba, e hoje me dedico a isso: ser um profeta do passado.

Embora não tenha vivido os tempos áureos de Iperó, onde a dita vida cultural era efervescente, hoje, com 30 anos, posso dizer que peguei boas coisas aqui, ao lado de amigos. Tive uma infância legal, passada na maior parte na escola Gaspar, onde absorvi os primeiros conhecimentos (alguns inúteis, diga-se de passagem) com mestres respeitáveis, mas também com alguns desprezíveis.

As histórias escolares, as contarei em outras oportunidades, e estaremos assim tecendo um retalho importante da minha história, da história dos amigos e da cidade em si. Pretendi nesta primeira conversa fazer apenas uma introdução e dizer o que pretendo fazer.

Quero...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.