Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Histórias da Rua do Sossego

Esta história contém:

Histórias da Rua do Sossego

Eu nasci na Rua do Sossego, no bairro de Santo Amaro, em Recife. Uma cidade que no contexto geral da história do Brasil tem uma importância muito grande. Na minha casa tinha um pé de coqueiro que meu pai plantou no dia que meu irmão mais velho nasceu. Dizia que enquanto o coqueiro prosperasse, meu irmão também ia prosperar. Antigamente as ruas não tinham asfalto naquela área, e a gente brincava muito na rua, com objetos da rua, como estilingue. Tinha um vizinho que era meio sinistro, meio nostálgico, que se enforcou no pé de manga. Tinha outras vizinhas que morreram quase juntas e que dizia a lenda que eram mortas vivas. Coisas que contavam. Eu gostava mesmo era de brincar dentro do cemitério, gostava da arquitetura, da maçonaria, da religiosidade. Tinha muitas frutas lá, tudo muito bem nutrido, então era mais do que um cemitério, era um parque mesmo. Eu lembro bem das minhas primeiras escolas, de uma professa chamada Renata. Eu adorava ir pra escola, as brincadeiras. Quando começou a ter as matérias, a gente começou a “gazear” as aulas – esse termo que a gente usa lá, aqui em São Paulo é “matar” aula. Quando eu era pequeno eu queria ser Karl Marx, mas não deu. Como não deu, queria ser jogador de futebol. Acabou que não fui também. Mas hoje acho que eu já realizei grande parte dos meus sonhos. Tenho ainda um sonho de ver a minha filha crescer em um país mais justo.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Histórias da Rua do Sossego
Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu fui a morta num enterro encenado
Vídeo Texto

Maria de Vênus de Andrade Cunha

Eu fui a morta num enterro encenado
Um mineiro cheio de histórias
Vídeo Texto
O carnaval não tem fim
Vídeo Texto

Antônio Carlos Rodrigues da Silva

O carnaval não tem fim
Com a responsabilidade da tradição
Vídeo Texto

Solidonio Narcizo dos Reis Neto

Com a responsabilidade da tradição
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.