Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de vida de seu Waldemar

Esta história contém:

História de vida de seu Waldemar

Waldemar Pereira da Silva tem 65 anos é natural de São Lourenço do Sul, mora aqui no bairro há 34 anos e já se considera Guaibense. Diz que gostou muito das pessoas daqui, que tratavam ele muito bem, por isso resolveu ficar. Trabalha até hoje no posto de saúde do bairro, mas já foi carpinteiro, pedreiro, granjeiro, ferreiro, militar, comerciante, trabalhou na lavoura de arroz... Seu Waldemar é casado, tem seis filhos, oito netos e dois bisnetos.

Sua infância não foi muito fácil, tinha que cuidar dos irmãos e ajudar na roça. Fazia seus brinquedos com pedaços de madeiras, corticeiras, etc. As meninas brincavam com bonecas de pano feitas em casa. Os avós eram pessoas sérias que não davam muitas ousadias. Estudou até a 2ª série.

Durante a adolescência, se divertia com os amigos nas festas de família, nos bailes e encontros para jogar.

Foi para o quartel, onde pôde estudar mais um pouco. Lá fez vários amigos, mas um dia brigou com um colega e acabou sendo punido. Foi transferido para outro posto, mas ao contrario do que os colegas queriam, ficou melhor para ele. Começou a trabalhar de motorista, fazia entregas na fronteira e ganhava e muitos presentes como carnes e outros. Tem ótimas recordações dessa época, trouxe duas fotos na entrevista, das quais se orgulhava muito.

Quando trabalhou de vigilante nesta escola, voltou a estudar. Disse que os professores ajudavam ele e o tratavam muito bem. Contou que foi assaltado, teve um tiroteio, mas não foi atingido.

Seu Waldemar contou que estuda a bíblia e hoje é um homem diferente.

Durante toda a entrevista nós percebemos que ele valoriza muito o estudo, deu vários conselhos para a turma e passou várias lições de força de vontade e determinação.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de vida de seu Waldemar
Local de produção: Escola M. E. F José Carlos Ferreira
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tite do Santos
Texto

Augusto Vieira de Oliveira

Tite do Santos
De jornalismo cego não tem nada
Texto

José de Castro Silveira

De jornalismo cego não tem nada
De futuro advogado para atleta remador
Vídeo Texto
Mão que embrulha o coração alviverde
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.