Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de Vida de Santa

Esta história contém:

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

P - Roberta, para começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, dia que você nasceu e onde você nasceu. R - Meu nome é Roberta de Santana Pessoa, nasci em Recife, completo ano dia 12 de janeiro de 1974. P - E qual o nome dos seus pais, Roberta? R - Do meu pai é João Farias Pessoa, o nome da minha mãe é Maria dos Prazeres Santana. Todos os dois são de Recife. P - Qual a atividade do sei pai? O quê que ele fazia? R - Meu pai, ele era pescador. Ele sempre foi, nem estudar, ele nunca estudou. Desde que a mãe dele morreu, ele morou com a madrasta, teve aquela vida sofrida. Ele foi crescendo e pescando, irmão com irmão. A gente já morava na Beira da Maré, a gente sempre morou, a família perto da Maré. Foram crescendo só os irmãos naquela comunidade do Caranguejo. Foi produzindo, produzindo, e foi crescendo a comunidade, chegando gente prá morar. A minha mãe trabalhava na comunidade mesmo, porque tinha uma fábrica de vinho, de cerveja preta, la trabalhava lá, e a gente tudo pequenininho. Teve um tempo que ela parou de trabalhar, a fábrica caiu de produção, eu estava com sete anos, minha mãe falou: “Oxente, não tem nada pro meu filho comer”. A gente foi no depósito, pegou uma carroça: “Bora prá rua” Aí: “Eu também vou” Desde pequena que eu vou. Trabalhando com minha mãe na carroça e estudando. Teve tempo que eu falei: “Oxe, eu vou trabalhar” Fui trabalhar na casa dos outros, casa de família. Comecei a trabalhar na casa de família. Não deu certo mais, parei de trabalhar. Já estava com uns 15 anos, por aí. P - E vocês eram em muitos irmãos? R - Só quatro, dois homens e duas mulheres. P - O quê que você lembra, Roberta, da época que seu pai pescava? Algumas cenas que você lembra... R - Rapaz, tinha dia que ele ia pescar, dava muito bem. E, tinha dia que ele ia, o mar não dava peixe, porque não tinha nada. Eu dizia: “Peraí, pai A gente não vai ficar...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Vida de Santa
Local de produção: Salvador
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cheio de energia
Texto

José Geraldo dos Santos

Cheio de energia
Transmitindo saúde e conhecimento
Texto

João Eduardo Oliveira Irion

Transmitindo saúde e conhecimento
O casamento entre o arroz e o feijão
Vídeo Texto
''O oxigênio é um medicamento''
Texto

Porfírio Marcos Rocha Andrade

''O oxigênio é um medicamento''
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.