Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Rosilda Araújo Martins, 29 de novembro de 2018

História de vida da dona Eliane Ribeiro da Silva

Esta história contém:

História de vida da dona Eliane Ribeiro da Silva

Vídeo

Dona Eliane Ribeiro da Silva, entrevistada pelos alunos da escola Marieta Pereira de Macedo, contou que nasceu no dia 08 de Setembro do ano de 1981, no município de Pindorama GO, que passou a ser do Estado do Tocantins, em uma fazenda juntamente com seus pais e seus nove irmãos, na casa dos seus avós, e relata que seus vizinhos mais próximos eram seus familiares, como: Tios e primos, porque outro tipo de vizinhança morava muito longe, para irem até eles, teria que ser a cavalo.

Ela contou que seus pais trabalhavam em lavouras. Ela contou que quando era criança gostava muito de brincar com seus irmãos e primos, onde os mesmos subiam em serras, pegavam aquelas concas de buriti, levavam para o alto da serra e desciam montados, e que hoje seus tios relatam que no lugar em que eles realizavam essas brincadeiras nem mato nasce no lugar. Quando criança, dona Eliane vivia machucada de subir e descer serras, adorava tomar banhos em córregos e subir em árvores. Teve um dia que dona Eliane subiu em um pé de abacate muito alto para se esconder de sua mãe para não lavar a louça, ela ficou o dia todo procurando, e que ela só desceu da árvore sete horas da noite, mas adiantou nada, mesmo assim teve que lavar a louça e ainda levou uma surra. Relata ainda que a festa que sua família mais se reúne é em datas comemorativas como o natal e aniversário principalmente de sua mãe e avó.

O seu pai e avós são falecidos, relata ainda que sua maior convivência foi com sua avó. A mesma relata que, a sua contribuição na construção da nossa escola Marieta Macedo, foi da seguinte forma, quando ela veio para a cidade de Porto Nacional, a escola funcionava na casa de Dona Terezinha, na época era a merendeira, aí foi quando partiu da comunidade construir uma sala de aula aqui no bairro, as ruas eram todas sem asfalto, a maior parte era mato, existiam simplesmente ruas abaixo da escola, mas, acima onde ela morava...

Continuar leitura
Fechar

Evidência da entrevista com senhora Eliane Ribeiro

Dados da imagem ENTREVISTA (HISTÓRIA DE VIDA)

ENTREVISTA (HISTÓRIA DE VIDA)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.