Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Barbosa Lima Sobrinho
Por: Museu da Pessoa, 23 de abril de 1997

História de Vida

Esta história contém:

Nascimento/nome Nasci na Rua do Hospício no Recife, Pernambuco. Pelo nome, Rua do Hospício, não era bem uma origem promissora. Meu pai e a minha mãe eram pernambucanas, meu pai, Francisco Cintra Lima e a minha mãe Joana da Cruz Barbosa Lima. O meu avô materno, Joaquim Barbosa Lima, foi um magistrado do Império. Ele teve filhos em vários estados, de acordo com o estado em que ele exercia a magistratura. Mas aconteceu que a minha mãe nasceu em Pernambuco porque ele foi também diretor de um colégio em Pernambuco. Depois foi juiz de direito em vários lugares do Brasil, sobretudo em Lavras, Minas Gerais e em Juiz de Fora, onde deixou ruas marcadas com o nome dele, pelos benefícios que causou nesses locais. Origem do nomeO meu nome deve-se a admiração que o meu pai tinha pela figura do velho Barbosa Lima. Ele quis que eu me chamasse Alexandre José Barbosa Lima, o nome de meu tio. Meu tio, Alexandre Barbosa Lima, foi diplomata e deputado por cinco circunscrições eleitorais diferentes. Era general do exército, foi professor da Escola Militar do Ceará e depois ingressou na vida pública, primeiro como deputado pelo Ceará depois como deputado por Pernambuco e por fim como deputado pelo Rio Grande do Sul, que era um grande amigo do Júlio de Castilhos. E depois pelo Distrito Federal, capital da República que o elegeu duas vezes deputado federal. No fim da vida ele foi eleito senador pelo Amazonas. De modo que foi um vida pública toda ela orientada pela defesa do interesse público. E esse exemplo me valeu muito porque eu tinha tido com o mesmo nome o exemplo de um grande republicano que sempre procurara servir à república. Família Eu tenho uma irmã mais velha do que eu, depois seis irmãos, dois homens e quatro mulheres. Infância Lembro de pouca coisa porque afinal de contas o tempo passou e eu não tive nada de marcado na minha infância. Agora, eu quando muito eu me lembro de um velocípede recebi quando criança. No mais......

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Vida
Data: 23 de abril de 1997
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Personagem: Barbosa Lima Sobrinho
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.