Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gilberto Dupas
Por: Museu da Pessoa,

História de Vida

Esta história contém:

IDENTIFICAÇÃO Gilberto, deveria ser “Dupá” (pronúncia francesa), transformou-se em Dupas por uma questão difícil de ser explicada. Houve algumas tentativas na história da família do nome ser pronunciado na sua forma original francesa, mas a realidade foi mais forte e virou Dupas, né? Eu mesmo tentei algumas vezes fazer essa transformação, também sem sucesso, alguns põem o acento no lugar correto, Dupás, mas o “Dupá” desapareceu do cenário e virou o Gilberto Dupas. Eu nasci em Campinas, no interior - coisa que os campineiros não gostam que seja dita - de São Paulo, em 1943. ORIGEM E TRAJETÓRIA DOS PAIS Meu pai, Irineu Dupas, foi um funcionário público a vida toda. Basicamente, os irmãos dele vieram de uma tradição toda rural. O meu avô, Ancelmo Dupas, veio da França com 16 anos, ninguém sabe exatamente como e porque, né? Talvez fugindo de alguma convocação militar ou buscando alguma oportunidade qualquer. Veio sozinho, provavelmente no porão do navio, trabalhando no navio e tal, e conheceu na ida para Buenos Aires, que é aonde iam normalmente os imigrantes europeus naquela época, um senador fazendeiro do interior de São Paulo que deve ter servido o navio, provavelmente alguma atividade ali, e que lhe ofereceu um cartão dizendo: “Se por acaso aparecer em São Paulo, você por favor me procure”. Também por caminhos que não se consegue entender bem, de Buenos Aires aos poucos ele foi chegando ao Brasil e a São Paulo, procurou esse senador, que lhe deu oportunidade de abrir um pequeno comércio na fazenda. Naquela época, esses comércios nas fazendas dos cafeicultores importantes e tal eram pra vender de caderneta e pra atender as necessidades mínimas do pessoal que trabalhava [ali]. Então, meu avô ia, pegava o trem, ia pra Santos pra comprar azeitona, azeite, bacalhau e coisas do gênero. Eu tô pensando aqui como é que os trabalhadores de fazenda comiam azeitona,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Vida
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Gilberto Dupas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.