Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Um córrego chamado Itapejica

Era uma criança de dois anos, que viera morar no bairro de Ermelino Matarazzo, na nascente do córrego Itapejica, de águas límpidas e com variedades de peixes.

Ermelino Matarazzo, um bairro na região leste da cidade de São Paulo e que fazia parte do bairro de São Miguel Paulista, onde havia a casa da moenda, um engenho, uma pousada de taipa, (Dom Pedro I parava para descansar e seguir viagem com destino ao Rio de Janeiro). Com a instalação da fábrica Celosul (fábrica de papel do grupo Matarazzo), à margem da ferrovia, surgiu a vila de casas dos operários, cinema, hotel, primeira escola (Condessa Filomena Matarazzo, uma construção em madeira), pedreira, chácara da família Matarazzo, um casarão com fama de ser assombrado e, no Jardim Berlim, uma fonte de água potável.

Córrego Itapejica, que tem seu leito paralelo à avenida Paranaguá e vai desaguar no rio Tietê.

A criança costumava brincar às margens do córrego, onde havia bambus, pássaros, borboletas e árvores...

A criança não tinha preocupações com o preço do feijão, se havia empregos e quantas vidas a ditadura estava destruindo. A criança: bola, carrinho, perna-de-pau, bolinha de gude, bandido e mocinho, zorro e Nacional Kid.

Chega o pré-primário, a mãe guarda o primeiro cartão do Dia das Mães.

Primeiro ano, professora Eunice Laureano da Silva. A criança está crescendo, quinta série, criou gosto pela arte, incentivada por uma professora de artes (Sandra). Em 1977, uma música lhe chama atenção “Pra não dizer que não falei das flores” (Caminhando), de Geraldo Vandré.

Casa da moenda foi ocupada e o engenho sumiu.

A pousada caiu, só restou “A Ruína de Taipa, tombada pelo Patrimônio Histórico”, porém abandonada à sorte.

A vila de casas quase sumiu.

O cinema foi derrubado, assim como o hotel.

A escola mudou-se de endereço, e hoje é de alvenaria.

A pedreira deu lugar a um banco.

A chácara ficou reduzida a uma casa.

O casarão...

Continuar leitura
Fechar

Artista Plástico

Dados da imagem personagem: Eva da Conceição Cardoso, Rita de Cassia C. Cardoso e Ricardo Cardoso.<br />historia: Foto tirada por Renata durante o evento<br />

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Ricardo Cardoso

História:
História de uma vida

Tipo:
Fotografia

personagem: Eva da Conceição Cardoso, Rita de Cassia C. Cardoso e Ricardo Cardoso.
historia: Foto tirada por Renata durante o evento

A moça

Dados da imagem historia: desenho feito com grafite<br>

Período:
Ano 2005

Imagem de:
Ricardo Cardoso

História:
História de uma vida

Tipo:
Ilustração

historia: desenho feito com grafite

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.