Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de João Manoel de Carvalho Neto

Esta história contém:

História de João Manoel de Carvalho Neto

IDENTIFICAÇÃO

O meu nome é João Manoel de Carvalho Neto, eu nasci dia 12 de julho de 1941, em Vitória, capital do Espírito Santo.

FAMÍLIA

PaisOs meus pais são de Vitória, nasceram lá, meus filhos e minha esposa também nasceram lá, nós rodamos um pouco o mundo, minha família, eu, minha esposa e meus filhos rodamos um pouco, meus pais permaneceram em Vitória, mas nós temos muita ligação com a cidade ainda.Meu pai estudou no Rio, Vitória não tinha faculdades naquela época. Meu pai estudou no Rio e conheceu minha mãe em Vitória, não há nenhum destaque de como eles se conheceram, conheceram porque moravam numa cidade pequena, namoraram, papai ficou estudando no Rio, indo a Vitória, nesse namoro entre duas cidades, e acabou dando certo. Eles daqui a 29 dias fazem 60 anos de casados.OrigensDo lado materno nós somos mais ligados a uma descendência italiana, o meu avô materno foi parar em Vitória como imigrante italiano, daquele bando que veio aí na mesma época, veio para o Brasil e rodou um pouco antes de se estabelecer em Vitória, era comerciante e ficou em Vitória, achou conveniente morar nesta cidade. O meu avô paterno era carioca, foi uma pessoa também que rodou um pouco o mundo, estudou, tinha uma vocação muito forte para ser padre, estudou num seminário e um mês antes de se formar ele teve uma briga com o bispo que era celebrado todo fim de ano, nós, todo fim de ano, dávamos um viva a esse bispo porque se não fosse ele nossa família não existiria, ele provocou meu avô, meu avô partiu com o crucifixo para cima dele, foi expulso da Congregação e daí começou a viver uma vida normal. E todo fim de ano, todo Natal, a casa de vovô era muito animada, toda meia-noite a gente parava e fazia um brinde à grande figura que colocou nosso avô diante da vida. Ele optou por Vitória porque ele se formou no Rio, ele foi um brilhante advogado, e foi convidado para ir para Vitória, e acabou ficando lá também,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de João Manoel de Carvalho Neto
Local de produção: Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

NARRAR PARA NÃO ESQUECER
Texto

João Ivo Caleffi

NARRAR PARA NÃO ESQUECER
O coração da Rede Ferroviária
Texto

Geraldo Lopes da Costa

O coração da Rede Ferroviária
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
O bem do mar
Vídeo Texto

João Batista Alves

O bem do mar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.