Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História da Vida de Dona Rosana

Esta história contém:

História da Vida de Dona Rosana

CONHECENDO DONA ROSANA

Dona Rosana é uma jovem senhora de trinta e seis anos que teve uma infância difícil. Até os oito anos de idade morou numa cidadezinha chamada Pirapó, no distrito de Tapes.

Apesar de sua pouca idade, ela tem duas filhas: Sedinéia , de 14 anos de idade e Nariele , de sete.

Rosana é uma mãe amável e dedicada à família. Trabalha fora como diarista e apesar do pouco tempo que tem, sempre se faz presente nos momentos importantes.

Podemos definir Dona Rosana como sendo uma mulher batalhadora, sonhadora e muito determinada.

Esta é Dona Rosana !

MOMENTOS DE ESTUDO (TRAJETÓRIA)

Na época que morava em Pirapó estudou em duas escolas, onde as professoras eram: Lúcia(pessoa boa e carismática) e Ivanira (mandona e gritava muito).

Para chegar até a escola, Dona Rosana passava em frente ao cemitério.

Concluiu a 1ª e 2ª séries nestas escolas, cujo o nome ela não lembra.

Depois veio para Guaíba onde continuou seus estudos na E. E . Gastão Leão, cursando 3ª e 4ª Séries.

FATOS MARCANTES DE SUA INFÂNCIA

Houve fatos que marcaram a sua história de criança. Um deles foi muito triste, pois um primo que gostava muito veio a falecer e o outro, alegre, que foi o nascimento de seu sobrinho.

BRINCADEIRAS E PERALTICES DE DONA ROSANA

Suas brincadeiras eram na maioria das vezes com bonecas de pano feitas por sua irmã.

Fazia artes como toda criança e uma delas que lhe marcou foi quando uma tia, que gostava muito, convidou-a para ir a sua casa ,pois lá estava a sua espera, uma surpresa...

Chegando lá, Dona Rosana deparou-se com uma mesa cheia de bonecos de massa de pão.

Dona Rosana, num descuido de sua tia, pegou um boneco daqueles e foi para trás da casa e comeu-o todinho. Nem dor de barriga lhe deu!

ADOLESCÊNCIA

Teve uma adolescência não muito diferente da infância.

Suas amizades sempre foram crianças e adolescentes da Igreja.

Continuou seus estudos na E. E. Otero Paiva, onde fez 5ª,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História da Vida de Dona Rosana
Local de produção: E. M. E. F. Zilá Paiva Rodrigues Jardim - Bairro J
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Assistência social na rua
Vídeo Texto

Rosana Biscaro Baesso Brunetti

Assistência social na rua
Vídeo Texto

Rosana Leddomado

"Eu inovei bastante!"
A bibliotecária do sindicato
Texto

Rosana de Freitas

A bibliotecária do sindicato
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.