Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Adel Yussef Sidarus
Por: Museu da Pessoa,

História

Esta história contém:

P - Eu gostaria que você falasse seu nome, data e local de nascimento.

R - Adel Yussefs Sidarus, nascido no Cairo, Egito, em 2 de outubro de 1941.

P - Falei seu nome totalmente errado.

R - É só pronunciar na maneira árabe.

P - Qual a sua atividade?

R - Eu presentemente estou pesquisador, como vocês dizem, investigador. Mas sou professor universitário na Universidade de Évora, no Alentejo, Portugal.

P - O senhor ensina que matéria?

R - Estudos árabes e islâmicos, mas investigo também o cristianismo oriental e em especial o cristianismo copta, que é o cristianismo autóctone do Egito, e a suas relações com as civilizações árabes e islâmicas.

P - O que o motivou a participar de fórum cultural mundial?

R - Foi uma grande coincidência, porque quando um dos organizadores, o professor Danilo Miranda, veio numa vila perto de Évora, onde eu vivo, apresentar o fórum, chamou a minha atenção esta atividade, então fui assistir a apresentação deste Fórum Cultural e gostei muito da perspectiva e da própria intervenção do professor Danilo, e então, ao sair, ele pediu o meu cartão, porque depois eu fiz uma intervenção no fim e pelos vistos calhou bem, é uma perspectiva única de um multi cultural. Um mês mais tarde me convidaram a vir para falar hoje, dia um de julho, à tarde, vou participar num painel sobre religião e identidade cultural.

P - O senhor já conhecia o Brasil?

R - Não, infelizmente não conhecia. Só conhecia um bocadinho através dos estudos, alguns colegas especialistas em estudos árabes ou islâmicos que colaboraram aliás comigo em projetos que envolviam esta dimensão de estudos árabes e islâmicos. E era o meu grande desejo de conhecer o Brasil porque é um país mestiço, e eu próprio até estou mestiço sendo copta, egípcio, cristão, árabe, mas também educado a maneira ocidental. Estudei na França, na Itália, na Alemanha, onde tenho o meu doutorado, e lá conheci uma mulher portuguesa, minha...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Adel Yussef Sidarus

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.