Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de março de 2003

As histórias dos petroleiros não fazem um livro, fazem uma enciclopédia

Esta história contém:

As histórias dos petroleiros não fazem um livro, fazem uma enciclopédia

Vídeo

As histórias dos petroleiros não fazem um livro, fazem uma enciclopédiaMeu nome é Heraldo Raimundo Pinto Pamplona. Tive a felicidade de nascer no estado do Pará e atualmente desempenho minhas funções aqui na UN BC, Macaé.

Eu nasci em 1937 e ingressei na Petrobras também no outro sete, 1957.

Ingressei pela porta e por sinal foi uma casualidade. Já tive oportunidade de falar isso em outras ocasiões. Eu trabalhava com o meu tio, como estudante de engenharia, no escritório que ele tinha de condição de estrada de rodagem. Estava no segundo ano da engenharia, quando um colega meu, sabendo que a Petrobras estava se instalando em Belém, me convidou para ir até lá, porque eles estavam recrutando estudante de engenharia para trabalhar, mesmo com horário diferenciado para atendimento às aulas. Como eu já tinha esse biscate com o meu tio, não me interessei muito, mas por insistência dele eu subi. Quando eu subi, o cara me deu uma folha de papel, eu nunca esqueço isso, foi um tal de PE, que era pedido de emprego. Aí pergunta várias coisas e eu deixei. Duas semanas depois, estou em casa, a minha mãe diz assim: "Olha, veio uma caminhonete e deixou esse envelope aqui." Naquela época, caminhonete, tipo de picape, era o camburão que chamava, era o da polícia, o rabecão, que é camburão. Eu fiz exame de consciência assim "Que foi que eu andei fazendo de errado para o camburão vir aqui?" Não liguei. Passou uma semana, duas, voltaram novamente e a minha mãe insistiu. Eu abri o envelope: era um convite da Petrobras para que eu me apresentasse para uma entrevista. E eu falei para o meu colega, perguntei se ele tinha recebido, disse: "Eu não recebi nada." "Olha, então vai lá por mim e faz essa entrevista por mim." "Pô, sem você?" "Vai lá porque hoje, quando eu sair da escola, tenho que ir lá para o escritório." Acabei indo e quando eu comecei a entrevista tinha o gerente, o chefe do pessoal que me encaminhou para um técnico. Naquela...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Lincoln Rumenos Guardado
Vídeo Texto

Lincoln Rumenos Guardado

Lincoln Rumenos Guardado
Do IBGE para a Petrobras
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Do IBGE para a Petrobras
Valorizar o passado
Vídeo Texto

Wagner Freire Oliveira e Silva

Valorizar o passado
De um colégio militar à engenheiro de refino
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

De um colégio militar à engenheiro de refino
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.