Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 5 de novembro de 2008

Ingressei no centro de pesquisas da Petrobras em 1978

Esta história contém:

Ingressei no centro de pesquisas da Petrobras em 1978

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Frederico Guilherme Kremer, eu nasci no Rio de Janeiro em três de dezembro de 1952. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Eu sou engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. INGRESSO NA PETROBRAS Eu me formei e entrei na Petrobras. Fiz o concurso de 1978 e ingressei naquele mesmo ano no Centro de Pesquisas (Cenpes). Foi o meu primeiro emprego e estou lá há 30 anos. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu sempre estive ligado, no Centro de Pesquisa, ao laboratório de desempenho de combustíveis em motores. Esse laboratório avaliava combustíveis e lubrificantes em relação ao desempenho desses produtos em motores. Fiquei lá durante 16 anos. Depois ainda fui coordenador dos programas de pesquisa na área de gasolina. Em 1996, com a criação do Abastecimento da Petrobras, eu fui convidado a sair do Cenpes e ir para essa área. Eu comecei na Assessoria de Qualidade e Produtos, que se transformou em Desenvolvimento de Produtos e depois numa Gerência de Desenvolvimento de Produtos. Logo em seguida, foi expandida para uma Gerência de Soluções Comerciais, onde você via o produto não apenas como molécula, mas como um todo, desde o seu nascimento até o seu lançamento e o acompanhamento posterior de sua trajetória. No Cenpes, eu sempre trabalhei junto às áreas de Refino e Comercialização e eu tinha uma ação muito externa, dava muito suporte às discussões que a Petrobras mantinha com os fabricantes de veículos, de equipamentos e também com os órgãos ambientais. Hoje, talvez, a principal força direcionadora para impulsão dos produtos é a questão ambiental, mas eu já fazia isso no passado. Participava dessas discussões e o convite, em 1996, para o Abastecimento foi algo natural. ABERTURA DO MERCADO Em 1996, começava-se a discutir a abertura do mercado. A Petrobras começou a se estruturar ali pela área de downstream, a fazer frente às questões de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fazzio, engenheiro mecânica
Vídeo Texto

Sérgio Augusto Fázzio

Fazzio, engenheiro mecânica
"Eu sempre tive o sonho de trabalhar na Petrobrás"
Vídeo Texto
Eu sou engenheiro civil pela Universidade Federal Fluminense
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.