Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Francisco das Chagas Barreto Lima

Esta história contém:

Francisco das Chagas Barreto Lima

Vídeo

Francisco das Chagas Barreto Lima (Crateús/CE, 18 de maio de 1887 – Sobral/CE, 9 de novembro de 1977). Descendia de Joaquim de Sousa Lima e Porcina Barreto Lima. Nasceu quando sua cidade ainda preservava o nome de Vila Príncipe Imperial. Veio para Sobral ainda menino, aos cuidados da avó Mariana Augusta Barreto. Com a morte do pai, teve de largar os estudos, para trabalhar empregando-se aos nove anos, na antiga Fábrica de Tecidos Ernesto Deoclesiano. Logo depois, sonhando em ter o próprio negócio, fundou a Sapataria Ideal. Com a forma séria com que tratava as lides do comércio, fundou mais tarde a F. Chagas Barreto & Cia, uma empresa que vendia de tudo, contando inclusive, com representações de produtos como os da Cervejaria Brahma. A obra que conta os pormenores de seus feitos está abrigada no livro: Um Varão de Plutarco: a saga de Chagas Barreto Lima (2014) de autoria de César Barreto Lima e Marcelo Barreto Alves. Foi um homem público e não alienado às causas sociais, contribuiu com a cidade construindo escolas, fazendo doações às crianças carentes, inclusive oferecendo certa quantia para construção da Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Casou-se com Maria Cesarina Lopes Barreto, com que teve os seguintes filhos: Cesário, Flamarion, Margarida, Luciano Tebano, Porcina, Maria Alice, Maria do Socorro, José Maximino e Joaquim (sobrinho-filho).

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
História de Vida de Evando dos Santos
Vídeo Texto
O homem dos grandes negócios
Vídeo Texto

Aurelino Soares da Silva

O homem dos grandes negócios
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.