Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Maria Augusta Ribeiro
Por: Museu da Pessoa, 27 de março de 2021

Fogo nas veias

Esta história contém:

Fogo nas veias

Vídeo

[A mudança de João Pinheiro para Patos de Minas foi motivada pela] necessidade de ter escolas melhores, porque sou a quarta filha e quando eu estava com meus quatro, cinco anos, os outros três anteriores a mim já estavam precisando de uma escola acima do quarto ano primário, que era como chamava a educação naquele tempo. A minha irmã mais velha, a primeira, já estava precisando de um ensino do curso ginasial, que hoje corresponde ao ensino fundamental. E meus pais, meu pai e minha mãe, mudaram levando para lá para garantia de escolas mais evoluídas. Em Patos de Minas [a primeira escola] chamava Grupo Escolar Marcolino de Barros, uma construção vistosa, bonita, com aqueles ares de arquitetura antiga, maravilhosa. Era um prédio térreo que tinha uma parte em cima, cheio daquelas coisas de arquitetura de sessenta anos atrás, muito bonito, numa área muito grande no centro da cidade de Patos de Minas. E essa escola até hoje está intacta lá. Ali eu estudei lá da primeira à quinta série, depois eu fui para Escola Normal de Patos de Minas. Eu não esqueço jamais da diretora da Escola Normal, que chamava Filomena, o mesmo nome da minha mãe. Minha mãe chamava Filomena Moreira de Lima, e a diretora da Escola Normal era Filomena de Macedo Melo. Ela assim bem rigorosa, bem dura com a gente. Eu não lembro de quando criança se eu tinha a vontade de ser isso aqui, mas uma coisa sempre me chamava muito atenção, que era música. Eu sempre gostei muito de música. Minha irmã mais velha fez o curso normal, veio para Brasília e entrou na UnB. Ela me contava muito como era Departamento de Música da UnB e eu ficava assim ansiosa, maravilhada quando ela me contava como era. Eu decidi: vou ser estudante de música. Mas quando vim para cá o que eu tinha era o diploma de curso normal, e fiz concurso na Fundação Educacional do DF, que hoje é a Secretaria de Educação. Depois entrei na UnB e fui estudar na área de Educação e comecei estudando Pedagogia....

Continuar leitura
Fechar

Evento cultural

Dados da imagem Maria Augusta com um amigo num evento cultural.

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Maria Augusta Ribeiro

História:
Fogo nas veias

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
amigos

Maria Augusta com um amigo num evento cultural.

Nós, na luta!

Dados da imagem Maria Augusta com um amiga na Greve de 2012.

Período:
Ano 2012

Imagem de:
Maria Augusta Ribeiro

História:
Fogo nas veias

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
plano de carreira, sinpro - df, greve dos professores

Maria Augusta com um amiga na Greve de 2012.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.