Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Com a chegada ao Brasil em 1882, no porto do Rio de Janeiro, Carmine Nunziato Mazzzafera, nascido em Mormanno, Cosenza, Itália, Dirigiu-se para o estado de Minas Gerais e com mais dois parentes, se instalou na região de Carmo de Minas, antiga Silvestre Ferraz. Seus parentes se radicaram em Baependi e Cruzilia. Após casar-se com Blandina Maria de Jesus e alí tiveram três filhos: Antonio, Francisco (meu avô) e josé Massafera, Carmine que era conhecido como Carmo Massafera, era comerciante itinerante, deslocou-se para Borda da Mata onde teve seus outros tres Filhos: Carmelino, Juvêncio e Rosalino Massafera. Conta-se que em 1889 ele foi até Caldas, cobrar um de seus devedores e sempre o acompanhava um negrinho com a caixa que continha as fichas de seus clientes e obviamente o histórico de compras efetuadas e saldo devedor. Porém, ele foi envenenado pelo devedor e morreu alí mesmo. O seu corpo foi transportado para Borda da Mata, onde ocorreu seu sepultamento. Conta-se que o seu auxiliar teve de fugir daquele local e com a caixa, atravessou um rio para despistar os seus perseguidores, conseguindo chegar a Borda da Mata e comunicar a familia do ocorrido. Logo em seguida, no mesmo mês sua viuva teve seu último filho: Rosalino Massafera e depois se mudaram para Pouso Alegre-MG. Francisco, Carmelino e Antonio, ficaram definitivamente em Pouso Alegre, mas Rosalino, Juvêncio e José foram para o Paraná. Rosalino sai do Paraná e se instala e São Pedro do Turvo, Juvêncio e José se instalaram em Jacarézinho. José era bisavô de Graziele Massafera a atual atriz global. Rosalino se dedica com seus filhos à construção civil e dá inicio à construção da cidade de São Pedro do Truvo(SP). Muito experiente e dedicado, recebeu um titulo de engenheiro, sem mesmo ter feito faculdade, tão sómente por sua experiência e dedicação em obras, como por exemplo as pontes na região, bem à época da revolução de 32. Por coincidência, São Pedro do Turvo foi...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Brenda renascendo todos os dias
Vídeo Texto
Família Massafera
Texto

Nelson Massafera

Família Massafera
Comprava em São Paulo para vender em Araraquara
Vídeo Texto
Sem o chão, se voa
Vídeo Texto

Juliana Caldas

Sem o chão, se voa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.