Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: EMEIF Félix Araújo, 26 de setembro de 2024

Félix de Souza Araújo: O Herói de Campina

Esta história contém:

Félix de Souza Araújo: O Herói de Campina

Pelos alunos do 5º Ano de 2024 da EMEIF Félix Araújo, de Campina Grande, através de encertos textuais e relatos orais organizados pelo professor João Ademar.

Félix de Souza Araújo foi uma pessoa muito importante para nossa cidade, Campina Grande, e para a Paraíba. Ele nasceu em 1922, no sítio Conceição, em Cabaceiras, e desde pequeno já mostrava que era muito inteligente, corajoso e dedicado. Quando cresceu, ele fez muitas coisas legais: virou advogado, poeta, vereador e até lutou como soldado na Segunda Guerra Mundial, defendendo o Brasil. Ele foi um verdadeiro herói!

Na política, foi eleito vereador de Campina Grande em 1951 e sempre lutou para melhorar a vida das pessoas da cidade. Ele tinha um jeito especial de falar, com discursos que emocionavam todo mundo. Ele acreditava muito na justiça e na igualdade e, por isso, muitas pessoas admiravam ele. Mas, infelizmente, em 27 de julho de 1953, quando tinha só 31 anos, Félix Araújo foi assassinado, o que deixou toda a cidade muito triste. Sua morte foi um grande choque, porque ele era jovem e cheio de sonhos.

Mesmo com sua partida tão cedo, seu legado continua muito vivo. Ele foi um poeta incrível, escrevendo vários livros e poemas que até hoje tocam o coração das pessoas. Alguns dos poemas mais famosos que ele escreveu são “Dor”, “Fraternidade”, “Poemas Soltos”, “Carrossel da Vida”, “TAMAR” e o “Álbum de Guerra”. O livro “TAMAR”, por exemplo, foi escrito quando ele tinha apenas 18 anos e fala de um jeito muito bonito sobre o amor e a vida.

Félix Araújo se casou com Maria do Socorro Douettes e teve dois filhos, Maria do Socorro Tamar Araújo Celino e Félix Araújo Filho.

Além de ser um grande poeta, Félix Araújo também era conhecido por ser um orador fantástico. Ele sabia usar as palavras para inspirar as pessoas, e até durante a Segunda Guerra Mundial, ele fazia discursos para motivar os soldados brasileiros. Ele falava sobre a importância da...

Continuar leitura
Fechar

Félix Araújo Neto e Alunos do 5º Ano de 2024 da EMEIF Félix Araújo

Dados da imagem Visita de Félix Araújo Neto à EMEIF Félix Araújo, onde proferiu palestra proporcionando às turmas do 5º Ano um momento especial de aprendizado sobre a vida e obra de seu avô. A ação serviu de base, através de seu relato oral, juntamente com outras referências textuais, para a escrita da biografia aqui publicada. A visita foi uma verdadeira aula de história e inspiração, reforçando o vínculo dos alunos com o legado do patrono.

Período:
13/09/2024

Local:
Brasil / Paraíba / Campina Grande

Imagem de:

História:
Félix de Souza Araújo: O Herói de Campina

Crédito:
Lidiane Neves

Palavras-chave:
félix araújo, félix neto, relato de memória

Visita de Félix Araújo Neto à EMEIF Félix Araújo, onde proferiu palestra proporcionando às turmas do 5º Ano um momento especial de aprendizado sobre a vida e obra de seu avô. A ação serviu de base, através de seu relato oral, juntamente com outras referências textuais, para a escrita da biografia aqui publicada. A visita foi uma verdadeira aula de história e inspiração, reforçando o vínculo dos alunos com o legado do patrono.

Complementos

Blog da Escola Municipal Félix Araújo Acessar

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O barbudo que grita
Vídeo Texto

Daniel Minchoni

O barbudo que grita
Cartas manuscritas têm mais sabor
Vídeo Texto

Manoel Moreira Junior

Cartas manuscritas têm mais sabor
Um cordelista de primeira
Vídeo Texto

Gonçalo Ferreira da Silva

Um cordelista de primeira

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.