Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Exemplo de vida

Esta história contém:

Exemplo de vida

HISTORIA DE VIDA

Antônio Ferreira de Oliveira mais conhecido por Totonho, 68 anos, de estatura baixa, pessoa alegre, bom de papo, agrada a todos com seu carisma, com suas historias. Nasceu em Itaoca, 13 de março de l944, onde sempre morou até os dias de hoje. Seu pai, dono de muitas terras, e muitos filhos valorizava somente o trabalho. Obediente, jamais respondia aos pais. Aos doze anos de idade começou a trabalhar na lavoura e criava porcos, só não gostava das noites de lua cheia porque morria de medo do lobisomen. Teve uma infância de muitas brincadeiras e peraltices com seus irmãos, subia em árvores, gostava de cavalgar pelas matas e caçar passarinho, tomava banho no Rio de Bocanau. Os estudos foi ficando para trás até não fazer parte mais da sua realidade. Aos dezessete anos, depois de alguns namoricos, conheceu D. Doraci e foi amor à primeira vista. Casaram-se após três anos de namoro. Passou a trabalhar por conta própria na lavoura. Depois de muitos anos fez de sua profissão a pesca por dezessete anos, onde criou os cinco filhos, desta vez diferente do pai, que fez questão do estudo para os mesmos.

Após a morte do pai, maior tristeza de sua vida, herdou a terra e através da pesca construiu vários imóveis contribuindo assim para o desenvolvimento de Itaoca, já que, após a rua Bom Jesus era só matagal. Mas a prosperidade não foi tão fácil ficou perdido em alto mar à 360 metros de profundidade em um bote por cinco dias sozinho, com cinco litros de água, à noite a escuridão era total. Pensou em Deus, na família, sentiu saudades, teve medo, o barco já havia desistido de procurá-lo mas sua fé era maior, foi resgatado por um navio. A chegada em casa foi uma festa, nasceu de novo. A família triplicou, vieram os 13 netos e mais 8 bisnetos. Sr Antônio acolheu a todos com carinho.

Sr. Antônio possui uma peixaria e administra os aluguéis dos imóveis que adquiriu, é muito querido pela população de...

Continuar leitura
Palavras-chave: pescador, itaoca, totonho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Orgulho de ser pescador
Vídeo Texto

Edson Nascimento de Melo

Orgulho de ser pescador
Articuladora dos pescadores
Vídeo Texto

Nurievi Minguta dos Santos Peçanha

Articuladora dos pescadores
Um sobrevivente, com muitas histórias para contar
Vídeo Texto
A pesca e a construção de uma comunidade
Vídeo Texto

Nilmar Silva da Conceição

A pesca e a construção de uma comunidade
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.