Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Esta história contém:

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Eu nasci em Ji-Paraná, município de Rondônia. Sou filha de pais que infelizmente não tiveram a oportunidade de estudar e por este motivo sempre fui muito incentivada por eles a levar os estudos com seriedade e dedicação.

Desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio estudei em escolas públicas, normalmente as mais próximas da minha casa. Estudar em escolas públicas nunca foi um problema para mim enquanto estava no Ensino Fundamental, pois sempre me foi oferecido um ensino de qualidade. No entanto, quando fui para o Ensino Médio, o ensino não era muito bom e, consequentemente, me impediu de ter um bom rendimento no exame nacional do ensino médio (ENEM).

Quando estava no último ano do Ensino Médio, tinha decidido que gostaria de cursar Farmácia, todavia, em decorrência ao baixo rendimento no ENEM, não consegui nota suficiente para ganhar uma bolsa de estudos no curso pretendido. Com a nota que tirei, conseguia vaga em Pedagogia, Física, Matemática, Engenharia Ambiental ou Estatística; os únicos cursos que são oferecidos na Universidade Federal da minha cidade (UNIR). Dentre esses citados, só me restava Pedagogia, tendo em vista meu péssimo rendimento em áreas de exatas.

Iniciei o curso de Pedagogia em julho de 2017, mas, por ainda querer cursar Farmácia, me inscrevi novamente no ENEM. O que eu não esperava era que a Pedagogia fosse me encantar tanto quanto me encantou e em tão pouco tempo. Para minha surpresa, em março de 2018, consegui bolsa 100% integral para Farmácia, mas já era tarde, pois já havia me apaixonado pelo curso de Pedagogia. Sempre ouvi algumas pessoas dizerem “não escolhi Pedagogia, a Pedagogia que me escolheu” e sempre achava um clichê isso. Mas, adivinha? Hoje, percebo a verdade que há por trás desta fala. A UNIR de Ji-paraná é bem pequena, com poucos alunos e poucos cursos, como já mencionado.

No início de 2020, quando estava encaminhando para o 6º período, mudei para Rio Branco e precisei...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora
Fechar

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação

Dados da imagem Eu, professora: trajetória de uma professora em formação

Período:
07/01/2022

Local:
Brasil / Acre / Rio Branco

Imagem de:
Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho

História:
Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu professora
Texto

Andegleuma Sales do Nascimento de Brito

Eu professora
EU, PROFESSORA: TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
Texto
Eu, professora: trajetória de uma professora em formação
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.