Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é João Pereira Bezerra, tenho 49 anos, sou portador de deficiência visual e aposentado por invalidez. Nasci em 20 de agosto de 1956 no interior do Ceará. Somos uma família de oito irmãos. Nasci num povoado chamado Alegre. Morei também nos “porcos”, uma fazenda do meu padrinho Antonio Servulo Só em 1972 mudamos para Novo Oriente, uma pequena cidade.

Em 16 de julho de 1974 com 18 anos de idade vim para São Paulo trabalhar. Fiquei morando com um irmão e três colegas em um pequeno quarto de aluguel. Só trabalhava e não podia estudar, pois não conhecia nada em São Paulo. Sempre pensando se um dia iria ser músico, ia às livrarias e comprava livros de gramáticas, pegava os livros do meu irmão e lia. Fazia isso no trabalho, na hora de almoço e em casa. Fiz isso por uns dez anos. Nesse período conheci uma jovem chamada Dalva de Oliveira Vendramel, com quem me casei em 29 de setembro 1979. Já casado, pai de dois filhos, nunca fiquei desempregado. E agora, que eu já estava com a vida equilibrada, contando com o apoio da minha esposa, eu poderia estudar música clássica

No mês de janeiro de 1986, um fim de tarde após o trabalho, ao voltar para casa. fui até o Conservatório Musical “Lorenzo Fernandes”, que ficava numa travessa da rua Silva Bueno no bairro de Ipiranga. Subi a escada, encontrei com a dona Cleuza, professora e diretora do conservatório. Já cheguei dizendo: o que eu preciso fazer para ser concertista?

Ela me levou à sala de aula e me trouxe um café. Então ela me perguntou se eu tocava algum instrumento e eu disse que não. Perguntou se eu tinha preferência por algum instrumento e eu lhe disse que minha preferência era o órgão. Então ela tocou órgão e depois tocou piano e eu fiquei fascinado pelo piano. Então me disse que minha idade estava muito avançada para adquirir a técnica do piano, mas eu não me incomodei e era isso mesmo que eu queria aprender: tocar piano.

Fiz minha matrícula e comprei...

Continuar leitura
Fechar

Formatura de Piano

Dados da imagem personagem: Eu<br>historia: Fui escolhido para ser o orador da turma...<br>

Período:
Ano 1998

Imagem de:
João Pereira Bezerra

História:
Essa é a minha história

Tipo:
Fotografia

personagem: Eu
historia: Fui escolhido para ser o orador da turma...

Formatura de Piano

Dados da imagem personagem: Eu e minha professora dona Neiva<br>historia: Estou tocando uma Sonata de Beethoven<br>

Período:
Ano 1998

Imagem de:
João Pereira Bezerra

História:
Essa é a minha história

Tipo:
Fotografia

personagem: Eu e minha professora dona Neiva
historia: Estou tocando uma Sonata de Beethoven

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.