Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 8 de julho de 2025

Entre o medo e a potência: a coragem de seguir

Esta história contém:

Entre o medo e a potência: a coragem de seguir

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Vidas, Vozes e Saberem em um mundo chamas

Entrevista de Luciani dos Santos Fonseca

Entrevistada por Luiza Gallo

Porto Alegre, 8 de julho de 2025

Código da entrevista: PCSH_HV1485

Revisado por Nataniel Torres

P - Queria que você começasse se apresentando, dizendo seu nome completo, a data e o local de nascimento. [intervenção]

R - Meu nome é Luciani dos Santos Fonseca, nascida em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 15 do oito de 1971 e tenho 53 anos.

P - E te contaram como foi o dia do seu nascimento?

R - Não, não tenho recordações, deixa eu pensar. Não, não lembro dessa recordação agora do dia do meu nascimento.

P - E seu nome, tem alguma história?

R - Inclusive, quando eu estava fazendo um acompanhamento, terapia, essa foi uma das perguntas que me incomodou muito. Porque a minha mãe já tinha falecido. E eu disse para o médico que eu não iria ter essa resposta. E ele disse assim: “Mas pergunte para o seu pai.” Eu digo: “Meu pai não vai saber essa resposta.” E aí ele me trouxe assim: “Ah, mas você é muito...” Quis dizer que eu não estava querendo. Mas como é que é o termo? Eu não lembro o termo que ele utilizou. Mas aí, então, eu fui buscar essa resposta com meu pai e, realmente, ele não tinha essa resposta. Então, tem coisas que a gente vai perdendo ao longo da vida. E eu acredito que tenha coisas assim da minha infância, da minha primeira infância, que ficaram registradas e que aconteceram. E que eu não vou ter mais, porque era minha mãe que detinha realmente essa questão do cuidado, enfim. E eu acho que, por conta também de ter tido uma mãe que... zelosa, cuidadosa... e eu tive uma irmã, o tempo que teria pra mim ter essa história de vida, eu acho que não aconteceu por conta do zelo e atenção que ela dava pra minha irmã, que tinha questões de saúde. E aí depois se perde. Acho que tem determinado tempo da vida pra gente buscar essas informações e ter curiosidade, né?

P - Como você...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.