Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Família Kasjusz
Por: Ariel Marmelsztejn, 24 de maio de 2025

Encontros e Desencontros: a história da família Kasjusz

Esta história contém:

Encontros e Desencontros: a história da família Kasjusz

Era Varsóvia, década de 1920, provavelmente um dos piores lugares e tempos históricos para ser judeu no mundo. O ar era de apreensão e o sentimento de angústia. O que se sabia é que as coisas não eram mais as mesmas e o pressentimento era de que algo muito ruim estava por vir; o nível da gravidade ainda era impossível dimensionar, mas foi suficiente para que os cinco filhos de Roize e Avraham Kasjusz, todos adultos, decidissem sair da Polônia sem destino.

Isaac, Yankel, Fayga, Dvora, Samuel eram irmãos e juntos formavam uma família judia absolutamente ordinária na Polônia e que, como quase todas, passava por algum nível de dificuldade financeira. Mesmo assim, moldados por valores judaicos, cultivavam a religião no seio familiar e eram muito unidos. No entanto, com a situação tendo se tornado praticamente impossível para eles lá, perceberam que não poderiam fugir todos juntos, e dentro de seus respectivos núcleos familiares foram decidindo para onde iriam.

Isaac, já casado com Szandla e pais de 4 filhos decidiram mandar seu filho mais velho, Jayme Kasjusz para o Rio de Janeiro para trabalhar, ganhar dinheiro e conseguir documentação para trazer seus pais e irmãos. Jayme foi bem-sucedido e foi capaz de trazer todos de seu núcleo familiar. Instalaram-se no Rio, onde seus descendentes vivem até hoje.

Yankel se casou com Frieda e partiram em direção aos Estados Unidos, mais especificamente para Nova Iorque, onde criariam seus dois filhos, Abraham e Moishe.

A filha Fayga, casada com Samuel, partiu para Minas Gerais no Brasil para tentar a sorte em solo brasileiro, mas afastada da capital à época. Suas filhas Sara e Helena casaram-se também e deram origem a duas lindas famílias, que depois de anos se mudaram para São Paulo onde vivem até hoje.

Dvora, casou-se com Yaakov Szapiro, e tiveram 9 filhos juntos, desses, pelo menos 5 constituíram famílias e produziram muitos descendentes. Instalaram-se na cidade de São Paulo.

Por...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.