Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Wesley Braga Chaves
Por: Museu da Pessoa, 27 de abril de 2018

Educação, um caminho de transformação

Esta história contém:

Educação, um caminho de transformação

Vídeo

Sou do Acre. Nasci em Rio Branco no dia 29 de agosto de 1996. Meu nome é Wesley Braga Chaves. As primeiras lembranças são aquelas de brincadeiras com a minha irmã - no quintal, na rede. Também de ir pescar com o meu pai e dos cuidados de minha avó - cuidava da gente quando minha mãe não podia. Outra lembrança, já por volta dos cinco anos, é de um bosque que havia perto do bairro para onde mudamos; as brincadeiras de todas as tardes.

Da escola lembro bem do primeiro dia: eu chorando, como quase toda criança, porque queria voltar para casa, para minha mãe; não queria ficar ali. E também dos tempos difíceis do ensino fundamental, que pela minha inadaptação com a escola, influenciava o meu comportamento: todo dia pulando o muro, na hora do intervalo, para jogar videogame. O caderno ficava sobre a cadeira, eu estava longe, perdendo aula. Resultado: duas reprovações - uma na sexta e outra na oitava série.

Então minha mãe foi renovar a minha matrícula - novamente a oitava série. E foi nesse dia que o Poronga, como o Telecurso é chamado no Acre, entrou em minha vida, atravessou o meu caminho, promovendo incríveis transformações. Desviou o curso dos acontecimentos que comprometiam a minha vida de estudante e mesmo o meu futuro. Hoje eu olho para esse passado relativamente recente e vejo o Poronga como um caminho de transformação, que literalmente promoveu um resgate. A professora, veja só, ia na minha casa me buscar para eu assistir aula; quer dizer, algo inusitado que me tocou profundamente. Isso foi o começo da minha transformação, a interrupção do meu afastamento da escola, o retorno do meu interesse pela atividade escolar. Uma experiência positiva que eu comecei a sentir, a viver também pelo que eu encontrei em sala de aula. Ou seja, a participação de um aprender junto, desde a disposição das carteiras em círculo; a sistemática de uma disciplina por dia, ao invés de ‘n’ disciplinas com quarenta,...

Continuar leitura
Fechar

Lançamento do Memória Poronga

Dados da imagem Wesley no centro, do lado direito sua professora Laura, do lado esquerdo a professora Emilly, também coordenadora do Projeto Poronga - Telecurso, no lançamento do livro Memorial Poronga com histórias dos participantes do projeto (professores e estudantes), no ginásio coberto do bairro Sobral.

Período:
Década 2010

Local:
Brasil / Acre / Rio Branco

Imagem de:
Wesley Braga Chaves

História:
Educação, um caminho de transformação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
telecurso, memorial, projeto poronga

Wesley no centro, do lado direito sua professora Laura, do lado esquerdo a professora Emilly, também coordenadora do Projeto Poronga - Telecurso, no lançamento do livro Memorial Poronga com histórias dos participantes do projeto (professores e estudantes), no ginásio coberto do bairro Sobral.

Ao lado de amigos

Dados da imagem Wesley ao lado do então ministro da educação, Aloisio Mercadante, com amigos do Telecurso e sua professora Laura Camelo no canto direito. Evento de 35 anos do Projeto Telecurso, no Teatro Tom Jobim (RJ).

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:
Wesley Braga Chaves

História:
Educação, um caminho de transformação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
comemoração, telecurso, espaço tom jobim

Wesley ao lado do então ministro da educação, Aloisio Mercadante, com amigos do Telecurso e sua professora Laura Camelo no canto direito. Evento de 35 anos do Projeto Telecurso, no Teatro Tom Jobim (RJ).

Comemoração

Dados da imagem Wesley ao lado do cineasta Cacá Diegues, com colegas e sua professora no Telecurso, ao lado de Cacá está Laura. Estão todos na frente do teatro Tom Jobim, na ocasião da comemoração dos 35 anos de Telecurso.

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:
Wesley Braga Chaves

História:
Educação, um caminho de transformação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
comemoração, telecurso, espaço tom jobim

Wesley ao lado do cineasta Cacá Diegues, com colegas e sua professora no Telecurso, ao lado de Cacá está Laura. Estão todos na frente do teatro Tom Jobim, na ocasião da comemoração dos 35 anos de Telecurso.

Buscando e apresentando conhecimento

Dados da imagem Wesley se preparando para a apresentação de seu grupo do projeto Telecurso - Poronga, no Hotel Novo Mundo, na comemoração dos 35 anos do Telecurso. Poronga, é um equipamento que veste a cabeça, usado por seringueiros para iluminar o caminho, inspiração para o nome do projeto.

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:
Wesley Braga Chaves

História:
Educação, um caminho de transformação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
telecurso, projeto poronga

Wesley se preparando para a apresentação de seu grupo do projeto Telecurso - Poronga, no Hotel Novo Mundo, na comemoração dos 35 anos do Telecurso. Poronga, é um equipamento que veste a cabeça, usado por seringueiros para iluminar o caminho, inspiração para o nome do projeto.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.