Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Eleneuda N Feitosa
Por: Eleneuda N Feitosa, 13 de março de 2024

Educação mudou minha vida

Esta história contém:

Eu cheguei em São Paulo com 17 anos e cursando o sétimo ano do ensino fundamental. Nascida em Iguatu no estado do Ceará, morando em sítios o ensino só chegava ao terceiro ano do fundamental. Pra continuar os estudos teria que ir pra cidade. Fiz a terceira série com 9 anos de idade, pra fazer a quarta série só com 14 anos que fui morar numa casa de amigos do meu pai e trabalhar em troca da moradia. Com 17 sai do Ceará e vim pra São Paulo. Morando com familiares pra poder estudar. Com 18 anos fiz um curso de corte e costura com duração de um ano porém com 9 meses arrumei um trabalho e não peguei o certificado. Já sabia costurar pois aprendi com minha mãe aos 6 anos de idade. Com o curso aprendi novas técnicas e coloquei em prática Trabalhando de costureira no Brás, concluir o ensino médio médio. Cheguei a me matricular em curso de magistério por ser a tarde não consegui fazer porque tinha que trabalhar pra ajudar financeiramente na casa que eu morava. Casei em 1992 e tive meu primeiro filho, e sonho de ser professora ficou cada vez mais distante. Tive 4 filhos e adotei uma sobrinha do meu esposo. O casamento durou 14 anos. Tínhamos uma padaria porém com a separação foi vendido e pago as dívidas da padaria com funcionários. O que restou somente os filhos. Meu marido já estava envolvido com as funcionária 2 anos antes da padaria fechar. Vivi um inferno, conviver com as amantes dele dentro do ambiente de trabalho. Com a venda da padaria ele foi morar com uma das balconista. Eu que tinha feito um cursinho pré vestibular entrei na Unicsul pra cursar matemática em 2005. Sem renda e trabalhando numa oficina de costura sem registro em carteira, o salário mal dava pra pagar a faculdade. Depois de um ano pagando integral ganhei 50% de desconto pelo Prouni e fui pra Uniban, muito longe da minha casa pois morava na zona leste e faculdade era no Morumbi. Consegui um transferência pra Campos Elíseos porém não mudava muito duas a três horas...

Continuar leitura
Fechar

Formatuta

Dados da imagem Recebendo o diploma de Matemática.

Imagem de:

História:
Educação mudou minha vida

Recebendo o diploma de Matemática.

Formatuta

Dados da imagem Recebendo o diploma de Matemática.

Imagem de:

História:
Educação mudou minha vida

Recebendo o diploma de Matemática.

Formatuta

Dados da imagem Recebendo o diploma de Matemática.

Imagem de:

História:
Educação mudou minha vida

Recebendo o diploma de Matemática.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Professor por vocação
Texto

Edésio del Santoro

Professor por vocação
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.