Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edite Veloso Woelke
Por: Wagner Woelke, 3 de agosto de 2017

Edite Veloso Woelke - *1933, † 2014

Esta história contém:

Edite Veloso Woelke - *1933, † 2014

Infância Edite Veloso Woelke, nascida em 16 de Março de 1933 em Rancharia, Estado de São Paulo, filha de Etelvino Veloso e Maria Divina de Jesus, casou-se com Luiz Woelke em 1954, e teve quatro filhos: Kleber Woelke (1955), Sandra Woelke (1957), Wagner Woelke (1959) e Patrícia Woelke (1972), faleceu aos 82 anos de idade, em 22 de Março de 2014, em Bertioga, litoral do Estado de São Paulo. Edite passou a infância na cidade de Suzano, periferia da capital de São Paulo e, devido aos anos duros da 2ª. Guerra Mundial, acabou sendo dirigida por sua mãe a um abrigo de crianças carentes, chamado Batuíra, na vizinha cidade de Poá, onde cresceu, estudou até o ciclo então chamado de Ginasial, havendo ali mesmo obtido qualificação para ser professora do curso primário. Também foi onde conheceu aquele que viria a ser seu esposo, Luiz. Adolescência (Abrigo) Ao que ela contou repetidas vezes, aqueles anos passados no local a que chamava com certo carinho de “abrigo” lhe foram muito benéficos: sendo uma menina negra do início do século XX, de família paupérrima, ainda por cima de pais separados, de mãe analfabeta e guardiã de hábitos herdados do tenebroso período da escravidão, teve ali acesso à educação de qualidade, coisa para uns poucos privilegiados naquela época. Além disso, a convivência com pessoas de caráter, de conduta bastante rígida, dentre os quais alguns professores aos quais ela sempre citava, com especial destaque ao diretor do abrigo, a quem ela se referia como “Seu Louro” (eu o conheci, e ele, de fato, era “louro, aliás, na verdade tinha cabelos avermelhados), sem dúvida contribuiu de forma decisiva para a moldagem de seu próprio caráter, marcado, segundo reconheço, pela retidão e pela busca e manutenção de valores morais rígidos, muito embora a pobreza sempre esteve rondando sua vida, na primeira metade de sua vida. Trabalho duro nas diversas tarefas de um orfanato: limpeza,...

Continuar leitura
Fechar

Edite Veloso Woelke

Dados da imagem Edite Veloso Woelke no mercado municipal de Mogi das Cruzes

Local:
Brasil / Mercado Municipal De Mogi Das Cruzes

Imagem de:
Edite Veloso Woelke

História:
Edite Veloso Woelke - *1933, † 2014

Crédito:
Wagner Woelke

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
edite veloso woelke

Edite Veloso Woelke no mercado municipal de Mogi das Cruzes

Edite Veloso Woelke

Dados da imagem Passeando na praia

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Bertioga

Imagem de:
Edite Veloso Woelke

História:
Edite Veloso Woelke - *1933, † 2014

Crédito:
Wagner Woelke

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
edite veloso woelke

Passeando na praia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Por uma moradia digna para todos
Vídeo Texto

Gerôncio Henrique Neto

Por uma moradia digna para todos
Olhar de Edite
Vídeo Texto

Edite Marques da Silva

Olhar de Edite
Clarice Berlato de Souza
Vídeo Texto

Clarice Berlato de Souza

Clarice Berlato de Souza
Velho é o meu passado
Vídeo Texto

Durval Antônio da Silva

Velho é o meu passado
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.