Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Memórias que afundam, 7 de julho de 2025

Ecos do Pinheiro: entre bairros e batidas, memórias que se tornam canções.

Esta história contém:

Ecos do Pinheiro: entre bairros e batidas, memórias que se tornam canções.

Vídeo

Epaminondas Pascácio da Rocha Júnior nasceu em 27 de novembro de 1970 em Penedo, Alagoas, onde viveu até a adolescência. Aos 16 anos mudou-se para Maceió, para dar continuidade aos estudos no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA) e passou a morar no Conjunto Jardim Acácia, bairro do Pinheiro. Logo que chegou no bairro, adotou a casa de sua tia, Dona Valda, como seu local de raiz em Maceió. Teve forte participação na vida cultural do Pinheiro. Tornou-se integrante da banda Morcegos e fundou a banda Leprosário, uma das primeiras bandas Punk de Maceió. Criou o Churrascore, um churrasquinho com estrutura para apresentações culturais que unia profissionais e amadores. Cursou Ciências Sociais e seu trabalho de conclusão de curso deu origem ao livro Raízes Punk de Maceió, no qual conta histórias sobre sua participação na vida cultural do Pinheiro e de outros bairros de Maceió.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
Mistura musical
Texto

Salomão Borges Filho

Mistura musical
A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Marco Antonio Gonçalves dos Santos

A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Joyce Silveira Moreno

"É o violão que manda em mim"

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.