Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Duas décadas de aprendizado intercultural

Esta história contém:

Duas décadas de aprendizado intercultural

Vídeo

Meu nome é Liliane Gnocchi da Costa Reis. Nasci no Rio [Rio de Janeiro] em 14 de março de 1956. Meu pai [é] Jader Gomes Manso Monteiro da Costa Reis e [minha mãe] Iara Gnocchi da Costa Reis. Meu pai, que morava em Minas, veio estudar medicina aqui no Rio, se formou, conheceu minha mãe, que é carioca. Ele veio morar numa pensão no bairro onde minha mãe morava que era ali pelo Andaraí.

Quando eu nasci meus pais foram morar no apartamento onde a gente morou a vida inteira. Primeiro moravam na casa da minha avó por parte de mãe aqui no Rio. A gente foi morar na Tijuca, numa rua bem pequenininha, num prédio que tinha, assim como eles, outros casais com as mesmas características, todos com filhos pequenos. [Tinha] aquela turma de crianças que subia e descia as escadas e fazia todas as brincadeiras, todos os jogos, todos os finais de semana, todas as festas, tinha festa de São João, fazia muita coisa, todo mundo junto, ensaiava quadrilha. Era uma coisa bem desse prédio. Era um dos poucos prédios da rua que era uma rua majoritariamente de casas. [Éramos] quatro meninas [Liliane e as irmãs], a gente dividia o quarto, a gente brincava de boneca, muito. Além de nós havia as várias outras meninas agregadas, uma que era mais minha amiga, outra que era mais amiga da mais velha, cada uma tinha uma mais amiga que ia lá pra casa, que era o lugar onde todo mundo ia brincar. Praticamente todo dia tinha gente pra lanchar.

Eu achava uma coisa meio encantada viajar, ir pra outros lugares, aquela coisa bem idealizada. Uma amiga, eu devia ter uns 14, 15 anos, que já era um pouquinho mais velha, estava indo [para os EUA em um] programa de seis meses. Um dia eu falei pro meu pai: “Eu quero fazer esse negócio”. Ele olhou e disse: “Mas nem por um decreto”. Eu passei a falar disso todo dia: “Quando eu for pros Estados Unidos”, porque a única coisa que eu conhecia era essa, Estados Unidos, “quando eu for pros Estados...

Continuar leitura
Fechar

Encontro Regional

Dados da imagem Encontro Regional Sudeste, com alguns voluntários

Período:
Ano 1980

Local:
Brasil / Juiz De Fora (mg)

Imagem de:
Liliane Gnocchi da Costa Reis

História:
Duas décadas de aprendizado intercultural

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
voluntariado, juiz de fora, encontro regional, sudeste, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Encontro Regional Sudeste, com alguns voluntários

Corporate Scholar Program

Dados da imagem Participantes do Corporate Scholar Program em reunião de orientação pré-partida.

Participantes do Corporate Scholar Program em reunião de orientação pré-partida.

Encontro Ásia e Oceania: Brasil no sistema de Partnership

Dados da imagem Encontro dos países da Ásia e Oceania em que Liliane apresentou a experiência do Brasil no sistema de Partnership.

Encontro dos países da Ásia e Oceania em que Liliane apresentou a experiência do Brasil no sistema de Partnership.

Year Program - Encontro Rússia

Dados da imagem Encontro de Liliane com os parceiros selecionados para iniciar intercâmbios por meio do Year Program.

Encontro de Liliane com os parceiros selecionados para iniciar intercâmbios por meio do Year Program.

Convenção Nacional 1992

Dados da imagem Convenção Nacional, sentados à esquerda de Liliane: Mauricio Dantas, Tachi Cazal e Jordan (voluntário local).

Convenção Nacional, sentados à esquerda de Liliane: Mauricio Dantas, Tachi Cazal e Jordan (voluntário local).

Encontro: intercâmbio com países da África

Dados da imagem Encontro com alguns parceiros interessados em iniciar intercâmbios com países da África, a partir de iniciativa do AFS Dinamarca.

Encontro com alguns parceiros interessados em iniciar intercâmbios com países da África, a partir de iniciativa do AFS Dinamarca.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Oi, Liliane. Primeiro eu queria agradecer a presença da senhora pra dar sua história de vida pra gente e contar um pouquinho da sua trajetória, e por ter se deslocado mais uma vez até aqui. E pra gente começar eu queria que a senhora falasse seu nome completo, data e local de nascimento.

R – Meu nome é Liliane Gnocchi da Costa Reis. Nasci no Rio [Rio de Janeiro] em 14 de março de 1956.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R – Meu pai, Jader Gomes Manso Monteiro da Costa Reis e da mãe, Iara Gnocchi da Costa Reis.

P/1 – Dos avós?

R – Tudo isso? (risos) Então vamos lá: Heitor Manso Monteiro da Costa Reis, Francisca Henedina Gomes D’Ávila Monteiro da Costa Reis e pelo lado da mãe Michael Gnocchi e Glória Gnocchi.

P/1 – Conta um pouquinho pra gente a história dessa família.

R – Pela parte do meu pai é uma família de Minas, uma família antiga no Brasil. Os primeiros parentes vieram ainda no século 18, em 1700, e se instalaram em Minas, já na época da mineração. Era uma família muito grande e foi se espalhando aos poucos por Minas e foi chegando ao Estado do Rio de Janeiro. Grande parte deles eram plantadores de café depois no século 19 e também uma grande parte foi se tornando profissional liberal, médico, advogado, essa trajetória assim, que é mais ou menos comum nessas famílias. Meu pai, que morava então em Minas, veio estudar medicina aqui no Rio, se formou, conheceu minha mãe, que é carioca. Meus dois avós, tanto o pai dela quanto a mãe eram cariocas também. Ele, filho de um italiano e de uma espanhola e minha avó filha de portugueses que chegaram ao Brasil eu acredito que no início do século 20, porque minha avó já nasceu no Brasil, mas nasceu no início do século. Meus bisavós devem ter chegado aqui em 1900, um pouquinho antes. Com a família dos meus avós em Portugal a gente nunca teve nenhum contato, era só a família brasileira mesmo que a gente conheceu. Bom, eu sou casada, tenho...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Ir além do esperado
Vídeo Texto

Rose Mirian Hofmann

Ir além do esperado
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.