Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou neto de João Vieira de Carvalho, filho de João Vieira de Carvalho, que residia na cidade de São João Marcos, no Estado do Rio de Janeiro. Meu avô, português, era dono de uma pequena Fazenda na cidade de São João Marcos. Mas um decreto do presidente Getúlio Vargas, desmantelou, o municipio, e a família, pois a cidade fora inundada pelas águas, no que hoje é Ribeirão das Lages. O interesse por este sobrenome, surgiu quando ao buscar as raízes de minha família, encontrei vultos importantes da história com o referido sobrenome. Alexandre Vieira de Carvalho (Conde Lages), foi um notável da Corte Imperial Brasileira. João Vieira de Carvalho, foi o primeiro presidente do Senado brasileiro. Há quem diga que os Vieira de Carvalho também são os LAGES. Algumas indicações para o fato já demonstram esta variante. Basta então fazer uma acurada pesquisa genealógica, para encontrar de fato a singularidade destes sobrenomes ligados ao Poder.

Sessão Solene Que Assinalou os 500 Anos do Decreto de Expulsão dos Judeus de Portugal

Assembleia da República

05 de Dezembro de 1996

No dia exacto em que se cumprem 500 anos sobre o decreto que expulsou os Judeus de Portugal ou os obrigou à conversão, renegando a sua fé e as suas tradições, a Assembleia da República, sede da representação nacional, decidiu aprovar, por unanimidade, uma deliberação na qual se expressa um juízo moral claro sobre um facto da nossa História, ao mesmo tempo que são reiterados claramente os princípios da tolerância e do universalismo em que nos reconhecemos.

Esta decisão, tomada em nome do Povo Português, assume um alto significado simbólico e tem um excepcional valor pedagógico. É como se, hoje, restituíssemos uma parte do que, há 500 anos, fora negado.

É certo que o passado não se anula, nem se reescreve — assume--se, esclarece-se, interpreta-se, narra-se. Mas também se avalia e se julga criticamente. A História é isso mesmo: memória crítica,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Futebol e música
Vídeo Texto

Ronny Nascimento

Futebol e música
Isso ainda existe, é real?
Vídeo Texto

Nazareno Marinho Muniz

Isso ainda existe, é real?
Transporte de família
Vídeo Texto

Alfredo Vieira Alves Filho

Transporte de família
A vida da gente teve muitas passagens
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.