Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Bitencourt
Por: Enzo, 18 de maio de 2023

Do campo à cidade- 72 anos de história

Esta história contém:

Do campo à cidade- 72 anos de história

Tudo começou em 02 de outubro de 1949, na pequena cidade de Wenceslau Braz, no sul de Minas Gerais.

Nascia ali, uma pessoa que lutaria para ajudar sua família e ao próximo. Estou falando do meu avô materno, José Bitencourt, conhecido como Sr. Zequinha.

Era uma época difícil, com poucos recursos. O trabalho era na roça, nas plantações de feijão, milho e fumo e aprendeu o ofício de pedreiro.

Desde muito pequeno precisou ajudar nas tarefas, pois era o mais velho de quatro irmãos. Frequentou à escola, mas só os primeiros anos primários.

Com 22 anos de idade, deixou o campo para tentar a vida na cidade. Aí começa uma batalha, porque veio para Itajubá, praticamente com a roupa do corpo e a vontade, a garra de mudar a sua história.

Foram anos trabalhando de pedreiro e morando com uma tia, até que conseguiu comprar um terreno. E a luta continuava.

Trabalhava em dois serviços para se sustentar e guardar dinheiro para construir sua casa.

Em 1978, conseguiu construir a casa e se casou. Dessa união, nasceu meu tio e a minha mãe.

Meu avô, já estava ficando conhecido pelos seus serviços e cada vez mais era procurado.

Homem de convicções, temente à Deus, de muita fé e dono de um coração que não cabia no peito. Sempre pronto para te aconselhar, um colo que sarava tudo, melhor marido, pai exemplar e avô, ah como avô...tinha um amor por mim que era visível a qualquer um.

Foi uma vida de lutas, mas tiveram recompensas também.

Com muito trabalho, conseguiu estudar meu tio e a minha mãe, que se formaram em Direito e foram viver as suas vidas.

Em 2012, quando eu nasci, meu avô estava trabalhando em outra cidade e logo chegou para me conhecer, foi só alegria.

Foram somente dez anos de convivência com o meu \\\"segundo pai\\\", que faleceu no ano passado. Só tenho que agradecer à Deus pela oportunidade e a felicidade de ter podido conhecê-lo.

Que saudades meu avô!!! O senhor vai estar sempre em nossa memória e nos nossos...

Continuar leitura
Palavras-chave: 72 anos, campo, cidade
Fechar

Aniversário de 2 anos

Dados da imagem Aniversário de 2 anos

Período:
28/06/2014

Local:
Brasil / Minas Gerais / Itajubá

Imagem de:

História:
Do campo à cidade- 72 anos de história

Palavras-chave:
aniversario, 2 anos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
Um judeu em fuga
Texto

Josef Aronsohn

Um judeu em fuga

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.