Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fabinho
Por: Memórias que afundam, 21 de junho de 2025

De São Paulo ao Flexal: a vida de Fabinho moldada pela pesca

Esta história contém:

De São Paulo ao Flexal: a vida de Fabinho moldada pela pesca

Vídeo

Fábio de Souza Izidio nasceu em 1978, no bairro de Itaquera, em São Paulo. Com seis meses de vida, se mudou para Maceió, junto de sua mãe, após a separação de seus pais. Filho de Maria José, foi criado em Maceió, no bairro Flexal de Baixo, permanecendo na mesma rua por mais de quatro décadas, e reside até hoje. Estudou até a 5ª série, e desde cedo precisou trabalhar para ajudar em casa. Começou no ramo do sururu, atividade que abraçou e se tornou pescador, profissão que mantém até hoje, com orgulho de sua trajetória de esforço. Sempre próximo dos irmãos e da comunidade, guarda lembranças da juventude vivida no bairro, dos São João e dos carnavais e festividades que aconteciam na famosa Praça Lucena Maranhão, mantendo viva as lembranças que marcaram sua vida e seguem presentes em sua história.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Orgulho de ser pescador
Vídeo Texto

Edson Nascimento de Melo

Orgulho de ser pescador
Articuladora dos pescadores
Vídeo Texto

Nurievi Minguta dos Santos Peçanha

Articuladora dos pescadores
Um sobrevivente, com muitas histórias para contar
Vídeo Texto
A pesca e a construção de uma comunidade
Vídeo Texto

Nilmar Silva da Conceição

A pesca e a construção de uma comunidade

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.