Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Esta história contém:

De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Nasci em Cafelândia, São Paulo e sou o primeiro filho do casal José Prado Ferraz (* 21 Ago 1915 † 31 Jan 1941) e Maria Elsa (de Carvalho e Silva) Silva Ferraz (* 30 Mar 1912 † 03 Set 1994). Meu pai já estava em Cafelândia e a família Ferraz tinha raízes em São José do Barreiro, perto de Cruzeiro e de Bananal, no final do Vale do Paraíba Paulista; minha mãe nasceu numa fazenda, na época distrito de Areias ( a mesma que Monteiro Lobato foi ser promotor de justiça ). Tive mais um irmão, José Paulo, que veio a falecer com poucos meses de nascido. Foi precedido por meu pai, que havia morrido uns dois meses antes, por erro médico pós-operatório de uma úlcera. Ainda se recuperando, na sala de pós-operatório, uma enfermeira que estava entrando no turno ouviu ele pedir água e sem se preocupar de olhar a ficha lhe passou um copo dágua. Houve uma hemorragia interna e ele veio a falecer pois não havia sangue estocado de seu tipo em Cafelândia. Quando o sangue chegou de Lins, estava morto. No corre-corre das notícias ruins minha mãe, que estava banhando o meu irmão, pediu para uma vizinha retira-lo da banheira e enxuga-lo. Parece que a vizinha demorou em tomar esta providência e meu irmão teve uma pneumonia, da qual não se recuperou. ( a continuar ..)

Fechar

Minha esposa e eu no dia do casamento

Dados da imagem personagem: Vilma Cruz Ferraz e Paulo José Silva Ferraz<br>historia: Foto do casamento, tirada por um fotográfo profissional. Era um dia de muita chuva, o que acabou atrasando a cerimônia. Na época a Igreja Católica estava celebrando só casamentos comunitários; neste mesmo dia dois outros casais se uniram.  Quem são? não me lembro. Onde estão, vivcs?<br>

Período:
Ano 1965

Local:
Brasil / Minas Gerais / Itajubá

Imagem de:
Paulo José Silva Ferraz

História:
De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Tipo:
Fotografia

personagem: Vilma Cruz Ferraz e Paulo José Silva Ferraz
historia: Foto do casamento, tirada por um fotográfo profissional. Era um dia de muita chuva, o que acabou atrasando a cerimônia. Na época a Igreja Católica estava celebrando só casamentos comunitários; neste mesmo dia dois outros casais se uniram. Quem são? não me lembro. Onde estão, vivcs?

O Contador José Prado Ferraz trabalhando

Dados da imagem personagem: José<br>historia: Meu pai era Contador, e de relativo sucesso. Tinha clientela que lhe proporcionava um padrão de vida relativamente alto. Entre os fregueses estava a Agência Chevrolet. E fazendas de Café, entre elas a  maior da cidade, a Chantecler.

Seu círculo de amigos era relativamente pequeno, mas muito unido. O dono da  Agência Chevrolet, ainda garotão,  caiu na piscina do Clube local e estava se afogando. Foi salvo pelo meu pai, que pulou na piscina de terno e tudo.<br>

Período:
Ano 1937

Local:
Brasil / Minas Gerais / Cafelândia

Imagem de:
Paulo José Silva Ferraz

História:
De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Tipo:
Fotografia

personagem: José
historia: Meu pai era Contador, e de relativo sucesso. Tinha clientela que lhe proporcionava um padrão de vida relativamente alto. Entre os fregueses estava a Agência Chevrolet. E fazendas de Café, entre elas a maior da cidade, a Chantecler. Seu círculo de amigos era relativamente pequeno, mas muito unido. O dono da Agência Chevrolet, ainda garotão, caiu na piscina do Clube local e estava se afogando. Foi salvo pelo meu pai, que pulou na piscina de terno e tudo.

Meus filhos, Paulo Henrique e Luiz Gustavo

Dados da imagem personagem: Meus dois filhos, Paulo Henrique e Luiz Gustavo<br />historia: A foto foi tirada num momento bom que vivemos com eles.

Luiz Gustavo (* 16 Jun 1966 † 27 Jul 2001) e Paulo Henrique (* 12 Fev 1970 † 03 12 2001)

Não se preocupe em " style="width: 100%; max-height: 100%;">

Período:
Ano 1982

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Angra Dos Reis

Imagem de:
Paulo José Silva Ferraz

História:
De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Tipo:
Fotografia

personagem: Meus dois filhos, Paulo Henrique e Luiz Gustavo
historia: A foto foi tirada num momento bom que vivemos com eles. Luiz Gustavo (* 16 Jun 1966 † 27 Jul 2001) e Paulo Henrique (* 12 Fev 1970 † 03 12 2001) Não se preocupe em "entender". Viver ultrapassa todo entendimento. (Clarice Lispector)

Eu e minha esposa Vilma [ foto de 23.05.04]

Dados da imagem personagem: Eu e minha esposa, Vilma<br>historia: Uma foto para registrar a evolução dos tempos. Eu e esposa temos, na data da foto, uma jornada de 43 anos juntos, já que em 28.05.61 passamos a namorar.  De casados, perto de 39 anos.<br>

Período:
Ano 2004

Imagem de:
Paulo José Silva Ferraz

História:
De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Tipo:
Fotografia

personagem: Eu e minha esposa, Vilma
historia: Uma foto para registrar a evolução dos tempos. Eu e esposa temos, na data da foto, uma jornada de 43 anos juntos, já que em 28.05.61 passamos a namorar. De casados, perto de 39 anos.

Jarro Digital

Dados da imagem historia: Costumava pintar à óleo.  Após mudar para um apartamento, ficou praticamente impossível continuar esta técnica e resolvi partir para o desenho à lapis, digitaliza-lo e dar retoques com ferramentas de tratamento de imagens.

Este, particularmente, é um Jarro com flores Digitais.<br>

Período:
Ano 2004

Imagem de:
Paulo José Silva Ferraz

História:
De Cafelândia até São José dos Campos, uma viagem de 64 anos

Tipo:
Ilustração

historia: Costumava pintar à óleo. Após mudar para um apartamento, ficou praticamente impossível continuar esta técnica e resolvi partir para o desenho à lapis, digitaliza-lo e dar retoques com ferramentas de tratamento de imagens. Este, particularmente, é um Jarro com flores Digitais.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.